Câmeras que substituem os retrovisores e motorização híbrida estão entre as novidades.
As novas tecnologias não são privilégios apenas dos caminhões comerciais, os veículos de competição da Copa Truck 2023 também estão recheados de tecnologias que proporcionam menos emissão de poluição e mais segurança aos caminhões.
Uma das novidades apresentada pela Mercedes é a Mirror Cam — a câmera que substitui os retrovisores do caminhão.
A Volkswagen também apresentou as novas tecnologias oferecidas por seu caminhão de competição. O primeiro modelo de corrida híbrido do mundo. Com a ajuda do motor elétrico, o piloto pode diminuir o uso da combustão e, assim, emitir menos poluentes, sem perder a potência do motor, tão importante para a competição.
Os atuais caminhões de competição também estão com um design externo da cabine mais modernos, mais potente e mais leves. Muito da parte externa dos veículos se parecem com as dos caminhões comerciais, como os faróis em lead, por exemplo.
Copa Truck
A Copa Truck é uma categoria do automobilismo brasileiro destinada aos amantes de corrida com caminhões adaptados para a competição. Os veículos utilizados na competição chegam a 1000cv de potência.
Todo ano a Copa Truck é realizada em um autódromo diferente. A edição de 2023 ocorreu no último final de semana, em Goiânia. Atualmente as montadoras que fornecem os motores para a competição, são: Ford, Iveco, Mercedes, Volvo, MAN, Scania e Volkswagen.
Redação – Brasil do Trecho