Fábricas parando e turnos sendo encerrados: o que está acontecendo com a indústria automotiva no Brasil?

Fábricas parando e turnos sendo encerrados: o que está acontecendo com a indústria automotiva no Brasil?
Foto: Reprodução / motor1

Depois da paralisação da Volkswagen, Peugeot e Citroen anunciaram o encerramento do segundo turno na fábrica do Rio de Janeiro.

As fábricas da Volkswagen do Paraná e de São Bernardo do Campo, em São Paulo, estavam com as atividades paralisadas desde o dia 22 de fevereiro, retornando hoje (03). Segundo a montadora, o motivo do encerramento temporário das atividades foi devido à falta de peças de reposição e componentes essenciais para a produção dos veículos.

Agora foi a vez das montadoras francesas Peugeot e Citroen anunciarem que estão encerrando o segundo turno da fábrica no Rio. Conforme comunicado das montadoras, a decisão foi motivada após a queda dos pedidos de mercados do exterior.

O que está acontecendo com a indústria automotiva do Brasil?

Sobre isso, Vinicius Hozara, do canal Meu Carro LifeStyle, fez uma análise, com base em sua experiência no segmento automotivo.

Para o Youtuber, uma série de fatores forçaram as montadoras que operam no país a programarem a produção. Os fatores externos como, a guerra na Ucrânia, a crise dos semicondutores e alta do dólar, aliados aos fatores internos, tais como diminuição do poder de compra do brasileiro e desvalorização do real frente ao dólar, além dos resquícios da pandemia de covid.

Todos esses fatores pressionaram as montadoras a reduzir a produção e aumentar os preços dos veículos a fim de compensar as perdas provocadas pelos elementos citados. Mas, Vinícius, ressalta que a indústria automotiva brasileira não irá parar, tampouco as montadoras estrangeiras que se consolidaram aqui irão fechar as portas como fez a Ford.

Com informações do Infomoney e O Povo

YouTube video
Vídeo: Meu Carro LifeStyle

Redação – Brasil do Trecho