História – Caminhão Volkswagen

Empresa alemã conseguiu um feito que poucas marcas conseguem. Conquistou o segmento de carros, caminhões e ônibus, no Brasil.

Caminhões volswagen. foto: divulgação

Empresa alemã conseguiu um feito que poucas marcas conseguem. Conquistou o segmento de carros, caminhões e ônibus, no Brasil.

Caminhões Volkswagen completam 40 anos de história no Brasil

Tudo começo com a compra das ações da Chrysler Motor do Brasil há 40 anos. Hoje, a Volkswagen figura entre as montadoras com modelos de caminhões e ônibus líder de vendas.

No Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, tem sua fábrica situada no Rio de Janeiro, de lá sai toda linha de caminhões e ônibus para o transporte de cargas. São caminhões de 3 a 125 toneladas, com três famílias Volkswagen: Delivery, Costellation e Meteor.

 A Volkswagen também produz os chassis Volksbus para os mercados de ônibus rural, urbano, fretamento, rodoviário e escolar.

Primeira unidade da marca chegou ao Brasil em 1981

O primeiro caminhão da montadora no Brasil era encontrado nas versões 11 e 13 toneladas com os modelos 11.130 e 13.130, equipados com motor diesel MWM de 130 cv e quatro cilindros. Até uma versão – etanol do caminhão foi lançada no mercado brasileiro.

Desenvolvido por engenheiros brasileiros, os caminhões com cabine estendida fazem parte das primeiras remessas que fizeram sucesso no mercado por muitos anos. Equipados com câmbio manual de cinco marchas e eixo traseiro com duas velocidades, a versão de 13 toneladas oferecia freios a ar, rodas raiadas e direção hidráulica. Em 1982, a Volkswagen caminhões lança sua linha de caminhões leves, de seis toneladas.

História da Volkswagen caminhões e ônibus

Com toda certeza o maior sucesso da VWCO foi o lançamento do caminhão Titan Tractor 18.310 que vendeu 15 mil unidades em 5 anos. O sucesso do modelo foi tamanho, que ele brilhou na série de TV Carga Pesada, na TV Globo. O Titan 18.310 ano 2002 veio para substituir o VW 40.300 com motor Cummins d 310cv. Por agradar os transportadores, a Volkswagen deu sequência na produção do modelo que ganhou as versões 17.310 4×2, 18.310 Tracto cavalo mecânico, 23.310 6×2 e 26.310 6×2.

Outro segmento de sucesso da VW é a divisão de chassis da Volksbus que produz chassi para ônibus de 5 a 26 toneladas.

Vejas alguns dos produtos da linha:

Micro-ônibus e Miniônibus

Modelo[1]MotorPotênciaTorque
5.150 ODCummins / ISF150 cv @ 2600 RPM46 mkgf @ 1100 – 1900 RPM
8.160 ODCummins / ISF160 cv @ 2600 RPM61 mkgf @ 1300 – 1700 RPM
9.160 OD PlusCummins / ISF162 cv @ 2600 RPM61 mkgf @ 1300 – 1700 RPM
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Volksbus

Entrada da marca no Brasil

Em dezembro de 2008 a MAN se uniu a Volkswagen Caminhões e Ônibus e dessa parceria surgiu a MAN Latina América com sede em São Paulo. A MAN Latina América é a maior fabricante no segmento de caminhões dos países, sul-americano, com capacidade para produzir 80 mil unidades por ano.

Tudo começou quando a

Volkswagen comprou 100% das ações da Chrysler Motors do Brasil em 1980. No ano seguinte foi lançado o primeiro caminhão a álcool do grupo. Em 1982 chega ao mercado o primeiro caminhão do grupo com capacidade para seis toneladas, muito parecido ao primeiro caminhão desenvolvido pelo mundo.

Em 2020, a Volkswagen caminhão e Ônibus lançou a família de caminhões extrapesados, os VW Meteor com motor MAN de 660 e 520 cavalos de Potência, um pouco atrás do caminhão mais potente do mundo com 770 cavalos. A montadora não para de crescer no Brasil, seus caminhões saem de fábrica recheados de equipamentos, tecnologia e, agora, conta com uma linha de caminhões elétricos da família Delivery.

Os caminhões da marca também então tendo um menor consumo de diesel com relação aos modelos anterior, a Volkswagen vem trabalhando nesse sentindo para que os seus veículos tenham uma maior competitividade no mercado.

Liderança absoluta em veículos pesados no Brasil

Em 2021 a montadora alcançou a vice-liderança no segmento de ônibus, foram mais de 3 mil chassis licenciados. No mercado de caminhões, ela emplacou 37.462 veículos, segundo a ANFAVEA. Veja os dez caminhões da Volkswagen mais vendidos em 2021.

1 – VW Delivery 11.180

2 – VW Constellation 24.280

3- VW Delivery 9.170

4 – VW Constellation 24.260

5 – VW Constellation 17.190

6 – VW Meteor 29.520

7 – VW Constellation 26.280

8 – VX Constellation 31.280

9 – VW Constellation 14. 190

10 – VW Delivery 13.180

A Volkswagen também encerrou 2021 com a produção e comercialização do primeiro veículo de carga 100% elétrico, produzido em sua fábrica aqui no Brasil, o veículo permite uma longa autonomia para o percurso, consequentemente entrega um maior resultado de lucro ao caminhoneiro.

União do grupo Traton

O Grupo Traton é uma subsidiária integral da Volkswagen AG e atua de forma independente das marcas de veículos de pequeno porte. Traton remete as palavras Transformação, Transporte, Tonelagem e Tradição. É uma forma da VW mostrar para o mercado a atuação independente com outras marcas como a Scania e a MAN.

O grupo foi criado em 2015 em substituição do Volkswagen Truck e Bus GmbH, as marcas se uniram para desenvolverem tecnologia e produtos, por exemplo alguns modelos da marca não precisam utilizar o arla 32 para redução na emissão de gases poluentes. A compra de lotes de matéria-prima, possibilitou a ampliação de presença global das marcas nas vendas.

Juntas, elas produzem veículos pesados e contam com 31 fábricas em mais de 16 países, com 81 mil funcionários. Só no ano de 2017, o faturamento do grupo foi de 24 bi de euros com a venda de 205 mil caminhões e ônibus.

Fábrica cheia de tecnologia no Brasil

A VW implementou em sua fábrica do Brasil, uma tecnologia de ponta, usada em games. Na “fábrica digital da VW funciona por softwares, câmeras e telas. Com esse sistema é possível simular virtualmente os processos produtivos antes de serem implementados fisicamente.

Com essa tecnologia, a montadora evitou erros em processos que demandam correções posteriores. As simulações virtuais da fábrica digital, aumentou a competitividade da Volkswagen com possibilidade de identificar futuras interferências na produção em 100% dos casos; reduziu o tempo de planejamento em até 30%; otimizou o fluxo logístico em 80%; redução de custo de fabricação em 20%, e dentre outros benefícios.

Redação – Brasil do Trecho