Dirigir embriagado é uma das condutas mais graves previstas na legislação brasileira. Se você cometer esse delito, estará sujeito às leis penais previstas em nosso código de trânsito, além de outras penalidades previstas na lei. Mas o que a lei diz sobre a multa por dirigir embriagado e o que pode causar a perda da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação)?
Primeiramente, é preciso dizer que dirigir embriagado é considerado crime de trânsito e é punido com advertências, penalidades administrativas, detenção e até prisão em alguns casos. Além disso, o condutor pode ter sua carteira de habilitação suspensa ou até mesmo cassada, o que significa que ele não poderá mais dirigir por um determinado período de tempo, ou até mesmo pelo resto da vida.
Multa pesada
De acordo com as leis brasileiras, quando um motorista é flagrado dirigindo embriagado, ele será automaticamente punido com uma multa pesada de pelo menos R$ 2.934,70. Infelizmente, na maioria dos casos, isso não é tudo. O motorista pode também enfrentar uma suspensão por até 12 meses na carteira de habilitação, além de outras sanções previstas na lei.
Suspensão ou cassação da CNH
Além dos casos relacionados à conduta de dirigir embriagado, existem outras situações que podem resultar na suspensão ou cassação da CNH. Por exemplo, se você já teve sua carteira suspensa três vezes em um período de 12 meses, a quarta infração poderá resultar em sua cassação. Outras infrações que podem gerar a cassação da CNH são dirigir sem atenção, ultrapassar sinais vermelhos, embriaguez ao volante e dirigir com tóxicos no sangue.
É importante lembrar que a cassação da CNH é uma pena gravíssima, que afetará diretamente à sua vida e ao seu futuro profissional. Portanto, é muito importante ser consciente na hora de dirigir e evitar todos os tipos de infrações previstas na lei. Dirigir com responsabilidade é o melhor caminho para evitar complicações e manter a sua habilitação em dia!