Um caminhoneiro estava saindo da cidade de Barreiras, Bahia, quando o pneu dianteiro do lado esquerdo do seu caminhão, estourou. Por sorte, não passava nenhum veículo próximo ao caminhão na hora do incidente.
Assim que o pneu estourou, o caminhão “puxou” pro lado esquerdo, fazendo com que o veículo invadisse a faixa contrária e só parou a alguns metros de distância da pista, em uma estrada de terra. Outro fator que colaborou para amenizar a situação foi que, segundo o motorista, ele dirigia em baixa velocidade.
Diversos motivos podem provocar o estouro do pneu, mas destacamos alguns dos principais:
Geralmente as formações de bolhas no pneu são provocadas pelas péssimas condições das rodovias brasileiras ou pela falta de manutenção correta dos pneus. Por isso, o profissional deve ficar atento, a formação de bolhas, que pode levar ao estouro do pneu e ocasionar em um acidente envolvendo caminhão.
O excesso de pressão do pneu é outro fator determinante para incidentes deste tipo. Quando há uma calibragem acima do recomendado, aquele ar em excesso precisa escapar para algum lugar. Com isso, a alta pressão do pneu leva ao estouro.
A baixa calibragem é outro fator de risco. Nesse caso, o pneu “baixo” recebe muitos impactos e, assim, fica sensível aos obstáculos das rodovias, aumentando o recebimento de ‘pancadas’ que causam danos no pneu.
A válvula é responsável por manter a pressão do pneu regulado. Com a válvula desregulada, o pneu perde pressão e essa perda deixa o mesmo suscetível a estourar.
Siga essas dicas e vá seguro! Para mais informações, continue ligado no Brasil do Trecho
Com informações do Blog Prolog
Redação – Brasil do Trecho
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