O que fazer quando um motor disparar?

motor disparado
Caminhão com motor disparado Foto: Reprodução de video

O canal do YouTube Gabriel mecânica Magaiver fez questão de ensinar o que fazer quando o motor disparar

O mecânico do canal YouTube Gabriel mecânica Magaiver fez questão de mostrar o que fazer quando o motor disparar e você não estiver perto de uma oficina mecânica ou um profissional que te ajude a consertar esse problema.

Antes de tudo ele explica como o motor pode disparar e ainda pontua que sua dica vale tanto para veículos movidos a diesel como a gasolina.

O motor disparado acontece quando há um giro muito elevado na rotação chegando a até 800 RPM. Caso você desligue o motor na chave ele ainda continuará girando te dando um grande problema onde ele ainda vai ficar queimando o diesel. 

O mecânico alerta sobre como deve ser feito o procedimento correto já que qualquer falha pode destruir o motor e gerar um prejuízo ainda maior.

YouTube video

“Engrenar qualquer marcha, frear e soltar a embreagem para o motor “morrer” vai destruir sua caixa de câmbio. Isso não é recomendado.”

Esse é o recado que o mecânico deixa inicialmente para evitar que nos processos iniciais o caminhoneiro já perca o seu motor.

Há vários vídeos nas redes sociais mostrando como fazer o procedimento correto, mas não enfatiza a segurança e os efeitos que os procedimentos ensinados podem causar a longo prazo em seu motor.

Em um vídeo com um pouco mais de 15 minutos, o mecânico mostra uma explicação completa de como fazer quando o motor dispara e exaltando os procedimentos corretos de segurança.