
Caminhoneiro rodando a noite. Foto: Reprodução da internet
O motorista de transporte de carga na maioria das vezes não tem a sua jornada de trabalho tão definida tendo que seguir as diretrizes da lei do caminhoneiro para poder trafegar nos horários dentro da lei e ter direito ao seu descanso.
Alguns pontos que os caminhoneiros vivem como a espera para carregamento e descarregamento que contemplam horas a mais na jornada de trabalho podem ser computados como hora extra?
Enfrentando até dias e semanas para o descarregamento e durante as jornadas na maioria das vezes não é possível registrar o ponto e computar o tempo de trabalho, vamos mostrar como o caminhoneiro deve proceder em cada situação para não ter os seus direitos perdidos conforme a lei.
A lei que rege o caminhoneiro abrangendo toda a profissão de motorista profissional é a 13.103 de 2015 que de antemão garante que as empresas são os responsáveis por controlar a jornada de trabalho do profissional das estradas sendo através de diário de bordo ou algum sistema informatizado.
Esse controle deve ser feito para profissionais que trabalham numa jornada de 8 horas já que os que estão trabalhando ganhando apenas pela entrega l deverão seguir as diretrizes da lei do caminhoneiro trabalhando até 5 horas e meia e tirando no mínimo 30 minutos para descanso fora as 11 horas onde o caminhoneiro deverá descansar em uma intrajornada.
Para o trabalhador que seguirá a CLT trabalhando 44 horas semanais ou cumprindo 8 horas diárias ele poderá fazer hora extra até duas horas a mais que as 8 horas ou 4 horas se estiver acordado em acordo coletivo.
Ele deverá receber os adicionais de 50% trabalhando de segunda a sexta-feira e aos domingos e feriados 100% da hora.
No caso de trabalhadores que ficam à mercê de empresas para fazer o carregamento e descarregamento das cargas, ele não poderá receber hora extra por isso, porém deverá ser ressarcido por ser considerado o tempo de espera principalmente quando exceder o limite de 5 horas recebendo uma indenização pelo tempo aguardado.
O motorista poderá receber por tonelada/hora a partir de cinco horas de espera contando desde o momento que o caminhoneiro chegou ao local.
Faleceu neste Domingo (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.