A principal função do retentor é impedir vazamentos, mas quando ele estoura não consegue realizar a sua função, por isso, é tão importante cuidar deste componente para o bom funcionamento do caminhão.
O calor causa um rápido envelhecimento do material, fazendo com que o retentor perca suas propriedades elásticas e a capacidade de vedação. A temperatura aumenta no retentor em função de três fatores: temperatura do óleo a ser vedado, interferência do “lábio” com o eixo, e a rotação do eixo.
Os principais cuidados com os retentores do cubo de roda devem ser no armazenamento e na montagem. Por ser uma peça fabricada com borracha sintética, o retentor se torna delicado, requerendo cuidados especiais na hora de armazenar e montar a peça.
Durante o armazenamento, cuide para que a embalagem não seja danificada, pois ela é adequada para proteger o componente. O retentor deve ser armazenado em local limpo, seco e em temperatura apropriada. Nunca pendure o retentor em pregos ou guarde em caixa de ferramentas.
O retentor nunca deverá ser montado na posição que o antigo trabalhou; jamais lixe o eixo, e lubrique o lado de vedação com o óleo adequado.
Sabemos que o caminhoneiro também realiza reparos no caminhão; por isso, a necessidade de obter conhecimentos básicos de mecânica.
Com informações do canal ProfundaMente
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário