Foto: Reprodução / Internet
Um caminhão Mercedes 1519 foi flagrado manobrando um bitrem em uma oficina mecânica. O fato impressionou quem estava no local, pois não é todo dia que se vê uma cena como essa.
Provavelmente, o cavalinho da Mercedes é utilizado para manobrar as carretas no pátio. Há situações em que o caminhoneiro deixa apenas a carreta para realizar algum conserto e, possivelmente, o mecânico utiliza o caminhão para movimentar o bitrem.
Pelo estado do 1519 é muito difícil que ele seja utilizado para o transporte de cargas, além disso, a legislação exige alguns requisitos mínimos para um caminhão poder puxar um bitrem. Mas para quem nunca havia visto o modelo puxando um, ficou surpreso.
A legislação brasileira estabelece limites de peso e potência para os cavalos mecânicos que podem puxar um bitrem. Conforme o artigo 3º da portaria n.º 51 de 19/01/2011 do INMETRO, os veículos de carga devem obedecer aos requisitos mínimos de 5,71cv para cada tonelada de PBT ou PBTC. Por exemplo, para puxar um bitrem de 57 toneladas, o cavalo mecânico precisa ter uma potência mínima de 325cv.
Já para bitrens de 74 toneladas, o cavalo mecânico precisa dispor de no mínimo 422cv de potência.
Lembrando que, essas são as exigências mínimas estabelecidas pela legislação, e que as empresas de transporte de cargas podem optar por utilizar cavalos mecânicos com potência superior para aumentar a eficiência e segurança no transporte.
Redação – Brasil do Trecho
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