Caminhoneiro

Chão cede e caminhoneiro tem um grande prejuízo

Uma cratera se abriu e a carreta acabou tombando pro lado esquerdo.

Um caminhoneiro realizava uma entrega de porcelanato em uma cidade brasileira não identificada quando o pavimento cedeu, fazendo a carreta tombar. O pavimento era de blocreto e ao que parece não suportou o peso do veículo e da carga.

Não há informações da data, nem do local do ocorrido. Aparentemente, o caminhoneiro não ficou ferido com o incidente. Contudo, fica o questionamento sobre as causas e as responsabilidades para o ocorrido. Outra pergunta é: quem irá arcar com os prejuízos do caminhoneiro, ou da transportadora?

Apesar de não podermos determinar as causas para o fato, podemos elencar alguns fatores que podem fazer com que o chão ceda durante a passagem de uma carreta.

Fatores que podem levar o chão a ceder

  • Sobrecarga: Se a carreta estiver carregada com um peso excessivo, pode fazer com que o solo ceda sob o seu peso, especialmente se o solo estiver molhado ou enfraquecido;
  • Falta de Manutenção da Estrada: se a estrada não estiver sendo mantida adequadamente, com reparos regulares e monitoramento de qualidade do solo, pode ser mais propensa a ceder quando um veículo pesado passar;
  • Condições Climáticas: chuvas intensas, tempestades e outros fenômenos climáticos podem enfraquecer o pavimento, tornando-o mais propenso a ceder quando o caminhão passar;
  • Tipo de Terreno: alguns tipos de terreno, são naturalmente mais propensos a ceder;
  • Vibrações da Carreta: quando uma carreta passa, ela pode gerar vibrações no solo que, com o tempo, podem enfraquecê-lo e torná-lo mais suscetível a ceder.

Em geral, é importante que a carga do caminhão esteja no limite permitido, que as estradas sejam bem mantidas e que sejam tomadas precauções adicionais durante condições climáticas extremas para evitar incidentes como o descrito acima.

Vídeo: WANDERSON VÍDEOS TRUCK

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto