Montadora vem se recuperando ao longo dos meses
A única montadora nacional de caminhões e chassis de ônibus se mantêm no mercado, mesmo não aparecendo no ranking de vendas de caminhões.
Com 61 anos de mercado, a Agrale é uma empresa 100% nacional localizada no Rio Grande do Sul e com fábrica na Argentina. Além de produzir caminhões leves, a montadora produz chassi de ônibus e atualmente está usinando motores da Mercedes.
A Montadora Nacional enfrentou uma grande crise em 2014, quase indo à falência, mas vem se recuperando muito bem, mesmo não figurando entre as montadoras estrangeiras que mais vende caminhões no Brasil.
Crise de 2014
A situação da Agrale era confortável antes de 2014. Neste ano, o Brasil começou a passar por uma grande crise econômica, que afetou fortemente o segmento, que teve dois terços da participação de mercado em declínio.
Como a Agrale não tem aporte internacional, por ser uma empresa nacional, ela foi a que mais sofreu entre as montadoras que operam por aqui. Assim, a montadora quase faliu e até hoje não aparece no ranking de vendas de caminhões da Fenabrave.
O processo de recuperação
Apesar do período sóbrio, ela vem se recuperando lentamente. A marca passou a ofertar sua linha de produção para montadoras como a Mercedes e recentemente assinou contrato para a produção de caminhões elétricos da FNM.
O faturamento que era de R$ 1,1 bilhão até 2013, agora, representa dois terços desse valor. A maior porcentagem do seu faturamento vem dos chassis de ônibus, vendidos ao governo federal para os micro-ônibus utilizados no transporte escolar, e o restante vem dos tratores e dos caminhões leves vendidos no Brasil e na Argentina.
Mesmo com os desafios enfrentados pela indústria automobilística, como a falta de componentes, falta de aço e de semicondutores, a Agrale continua de pé e não pensa em desistir, jamais.
Redação – Brasil do Trecho