Descubra o que está por trás dos números e qual a melhor configuração para cada tipo de terreno e aplicações.
O caminhoneiro está familiarizado com as nomenclaturas 4×2, 6×4, 8×4, etc. Contudo, além de entender o significado dessas configurações, é preciso saber em quais aplicações cada uma delas são mais apropriadas para poder realizar um transporte mais eficaz.
Para compreender a diferença entre os diferentes tipos de caminhões, quantas rodas têm, se estão rebocando e se o eixo é rotativo, são usados números de configuração do eixo que informam com qual veículo você tá lhe dando.
As diferentes configurações de eixos
- 4×2 — Significa que há duas rodas no veículo e duas delas são motorizadas. Assim, temos um eixo dianteiro que gira e um eixo traseiro, onde a potência do powertrain é entregue. Este tipo de configuração é indicado para transporte de longas distâncias por conta da economia de combustível proporcionada pela quantidade de eixo necessária, que dispensa peso e consumo desnecessários.
- 4×4 — Significa que há 4 rodas no veículo, sendo as 4 alimentadas. Por isso, se tem potências tanto nas rodas traseiras quanto nas dianteiras. A configuração é muito utilizada em caminhões que precisam de boa aderência em conduções do tipo Off-Road.
- 6X2 — Neste tipo de configuração há 6 rodas no veículo, sendo 2 alimentadas. Este modelo de tração é o mais utilizado no Brasil pela capacidade em transportar cargas com mais de 60 toneladas.
- 6×4 — São 6 rodas no veículo, sendo duas alimentadas. Os eixos traseiros são alimentados pelo powertrain o tempo todo; por isso, esse tipo de configuração se sai bem em todo tipo de condições climáticas devido à grande força de tração.
- 6×3 — Aqui há 6 rodas no caminhão e todos os 6 eixos são alimentados. A configuração é muito utilizada em viaturas do Corpo de Bombeiros e veículos militares por se sair bem em qualquer tipo de terreno.
- 8×2 — Significa que há 8 rodas no caminhão e dois eixos são alimentados. A configuração é indicada para aplicações que requerem o uso de guindaste.
- 8×4 — Com 8 rodas, sendo 4 eixos alimentados. O caminhão é muito utilizado na mineração pela aderência ao solo e a possibilidade de escolher a localização dos eixos conforme a localização de peso transportado.
- 8×8 — O caminhão com essa configuração é muito utilizado nos veículos militares e conta com 8 rodas com tração em todos os eixos.
- 10×4 — Esta é uma configuração com 5 eixos, sendo 2 alimentados e os outros ficam dirigindo. O veículo é destinado aos trabalhos extra pesados como o transporte de transformadores e pás eólicas.
Redação – Brasil do Trecho