Um dos maiores feitos já criados para segurança nas estradas foram as construções de rampas de escape que já integram várias rodovias do país principalmente as regiões serranas.
As áreas têm como foco veículos de grande porte como caminhões e ônibus que precisam de ajuda quando há uma falha no sistema de freios e não conseguem parar utilizando a rampa como um dispositivo de escape.
Elas foram criadas e construídas em locais específicos e apropriados visando reduzir a velocidade dos veículos assim que forem usadas. As dimensões aproximadas dos locais é 100 metros de comprimento por 1 metro de profundidade coberta com bolinhas de argila que acaba afundando os caminhões, pelo menos até a parte dos pneus e fazendo sua frenagem rapidamente.
O primeiro lugar a ganhar uma área de escape no Brasil foi a via Anchieta, há 23 anos, pelo seu grande fluxo de caminhões, onde aproximadamente 13 mil carretas passam no local em direção ao Porto de Santos.
Alguns casos de falha do sistema de frenagem é devido à falta de manutenção ou influência dos motoristas que decidem descer áreas de serras sem os veículos estarem engrenados ainda mais quando o caminhão está carregado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário