Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal — PRF — realizava policiamento ostensivo no km 200 da BR-101, quando abordaram um caminhoneiro a bordo de um caminhão Volvo VM 260, na tarde da última sexta-feira, (26).
Durante a fiscalização na cabine do veículo os policiais encontraram uma cartela contendo 31 comprimidos de rebite. Como a substância é considerada ilícita pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, o caminhoneiro assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverá se apresentar ao judiciário para responder pelo porte da droga para consumo.
A PRF lembra que o “rebite é uma droga da família das anfetaminas, que atua como estimulante do sistema nervoso central e compromete a capacidade de dirigir, aumentando o risco de acidentes no trânsito”.
É importante ressaltar que alguns medicamentos contendo anfetaminas são permitidos quando utilizados de acordo com prescrição médica e para fins terapêuticos específicos, como no tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou narcolepsia.
Nesses casos, o uso é regulamentado e controlado, sendo necessário ter uma receita médica válida e seguir as orientações do profissional de saúde.
Mesmo sendo da família das anfetaminas, o rebite ou qualquer outro estimulante, fora das condições legais estabelecidas, é considerado ilegal no Brasil e pode acarretar consequências legais e para a saúde. Por isso, é sempre recomendado evitar o uso de substâncias ilícitas.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário