Contratar fretes por aplicativo é seguro?

Foto: Divulgação Fretebras

Alguns caminhoneiros temem a contratação de fretes por app devido à insegurança

Uma das reivindicações que cada vez está em número maior em pautas de greve e no dia a dia dos caminhoneiros é a segurança. Os motoristas cada vez mais prezam por um ambiente seguro e de boa qualidade para uma jornada de trabalho.

Em busca disso os profissionais das estradas tentam principalmente em locais desconhecidos e na esperança de frete retorno, buscar viagens em aplicativos destinados ao transporte de carga, mas será que eles são seguros?

Quando você encontra um aplicativo de frete na internet ele logo se direciona como rentável, prático e seguro, entretanto alguns deixam a desejar na segurança não levando em consideração alguns pontos específicos que poderiam garantir a seguridade do frete.

Experiência de golpe

No final do último mês noticiamos um caminhoneiro que conseguiu o frete retorno para o seu estado, Santa Catarina, e acabou caindo em um golpe sendo levado para o matagal onde ficou em cárcere privado por cerca de 7 horas.

O motorista havia contratado o frete através de um aplicativo do ramo, mas nem a contratação feita através da plataforma pode inibir a ação dos criminosos.

Essa história mostra que os profissionais do crime conseguem até mesmo driblar a tecnologia passando confiabilidade nas plataformas de contratação de fretes deixando os caminhoneiros a mercê da própria sorte.

Apesar de em alguns casos os app obrigarem a serem apresentados vários documentos em relação a pessoa física, jurídica e a carga a ser levada, muitos bandidos conseguem adulterar os papéis ou colocarem em nome de laranjas, mas na hora que o caminhoneiro tem o primeiro contato pessoal para levar a carga percebe que tudo se tratava de um golpe e nessa hora é tarde de mais.

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2022/11/aprenda-a-calcular-com-a-nova-tabela-de-frete/

Dicas

Para tentar evitar que isso aconteça com você, leve em consideração vários fatores incluindo o maior número de comprovações que o cliente é idôneo e a carga realmente existe.

Receber informações de pessoas de confiança para fazer uma ponte com o possível cliente ao contratar o frete é essencial. Procurar antecipadamente o frete para dar tempo de pesquisar e avaliar se é seguro ou não também é uma boa pedida.