O preço do frete do agro subiu no primeiro trimestre de 2023 alcançando um percentual de 19% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado vem do Índice de Frete Repom(IFR).
Os números mostram que o aumento vem em uma constância onde fevereiro a março um quilômetro rodado ficou mais caro em 1% e se comparado ao mesmo mês em 2022 o aumento se equipara a 13%.
Os números trazem uma surpresa para o setor já que nos últimos meses o diesel acabou sendo reduzido principalmente pela isenção dos impostos federais do antigo governo federal e a continuação da medida no atual governo.
Com o valor de uma das principais despesas menor, se esperava que o preço do frete também caísse, mas não foi isso o que aconteceu e esse aumento pode ter uma simples explicação.
A safra de grãos teve uma escalada no início de fevereiro e os últimos meses promete um escoamento em alta velocidade demandando mais fretes e logicamente aumentando o seu custo.
O único fator que poderia mudar e diminuir o valor do frete seria uma variação no preço do diesel que a cada 6 meses ou com uma mudança para mais ou para menos de 5% obriga a ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres) a atualizar os valores mínimos do frete rodoviário de cargas conforme a MP(Medida Provisória) 1.117/22.
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