Projeto de lei pode obrigar concessionárias e administradoras a disponibilizarem pontos de paradas para descanso dos caminhoneiros

Parada de descanso para caminhoneiros. Foto: reprodução

As dificuldades dos profissionais das estradas para encontrarem um local de descanso bom e seguro devem ser levadas em consideração

Um projeto de lei proposto pelo deputado Ney Leprevost(União) pode obrigar as concessionárias a disponibilizarem pontos de paradas para descanso de caminhoneiros e motoristas de ônibus.

O deputado protocolou o pedido em assembleia e pontuou que é necessário fazer algo para ajudar os motoristas que têm exaustivas jornadas de trabalho e precisam de um lugar digno e seguro para descanso.

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2022/10/veja-o-que-o-caminhoneiro-precisa-saber-sobre-a-lei-do-descanso/

Conforme a lei, os motoristas precisam descansar a cada 5 horas e meia ao volante e muita das vezes os profissionais das estradas não encontram locais adequados para isso.

Não descansar em um local com condições humanas para uma boa noite de sono, pode provocar reflexos ruins quando o motorista voltar para a direção do veículo.  Uma noite mal dormida pode levar a acidentes fatais de trânsito.

Ney prever que sua proposta siga em frente e seja sancionada em todas as hierarquias para ter valor legal onde os novos contratos de concessões de pedágio contarão com a obrigação da administradora e concessionária em providenciar pontos de descanso aos caminhoneiros.

O maior destaque da proposta é enfatizar as dificuldades dos profissionais das estradas para encontrarem um local de descanso bom e seguro, ao contrário, pode colocar a vida dos caminhoneiros em perigo.

Outro destaque foi em relação aos pontos de paradas que já existem, onde os motoristas só podem utilizá-lo se abastecerem os veículos nos postos. As vagas são reservadas apenas para clientes dos estabelecimentos.