O 1518 foi lançado em 1971 e é conhecido por sua robustez, confiabilidade e baixo custo de manutenção, tornando-se popular entre os caminhoneiros brasileiros. Ele apresenta uma capacidade de carga entre 8 e 14 toneladas. Seu motor é o diesel OM366LA de 6 cilindros em linha, com 5,7 litros de capacidade, que lhe rende 175cv a 2.200 rpm e torque máximo de 61 kgfm a 1.200 rpm.
Fabricado pela montadora alemã em sua fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, entre as décadas de 1970 e 1990, o veículo se tornou um ícone entre os caminhões comercializados em solo brasileiro.
Robustez, durabilidade e versatilidade, estão entre as principais características do caminhão, garantindo um bom desempenho nas estradas. Por isso, ele foi bastante utilizado em diversas configurações para os mais diferentes tipos de transporte, como carga seca, baú, tanque, graneleiro, entre outros.
De fábrica, o Mercedes 1518 saía com itens de conforto e segurança, como ar-condicionado, direção hidráulica e uma cabine espaçosa.
Além disso, ele também é famoso por sua durabilidade e resistência, podendo rodar milhares de quilômetros sem grandes problemas, desde que seja feita a manutenção adequada.
Por causa disso, muitos desses caminhões ainda estão em uso no Brasil, especialmente em áreas rurais e em transportadoras que preferem um veículo confiável com baixo custo de manutenção.
Com tanto sucesso, a Mercedes-Benz manteve o 1518 em produção por mais de 20 anos, até 1994, quando foi substituído pelo modelo 1620. No entanto, o legado do modelo permanece vivo até hoje, e ele é lembrado com carinho por caminhoneiros e amantes de caminhões em todo o país e tem seu preço elevado.
Redação – Brasil do Trecho
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