Tecnologia vira aliada dos caminhoneiros na redução de acidentes nas estradas

Caminhoneiro realizando teste de Alcoolismo antes de ligar o caminhão. Foto: reprodução da internet

A profissão já não é mais a mesma e o mercado dos caminhões se rendeu ao mundo tecnológico

Anteriormente a profissão caminhoneira era vista apenas como algo praticamente braçal onde o motorista e seu ajudante carregavam e descarregavam um veículo e seguiam a viagem ao destino da carga.

A profissão já não é mais a mesma e o mercado dos caminhões se rendeu ao mundo tecnológico e utiliza a tecnologia para ajudar na performance dos veículos e segurança nas estradas.

Em um dos principais pontos onde a tecnologia é aliada do caminhoneiro é no momento em que ela passa a ajudar a reduzir acidentes já que o número de mortes em rodovias federais, a metade são causadas em sinistros envolvendo caminhões.

O sistema de monitoramento de veículos avançou e algumas empresas adotaram esse tipo de tecnologia para evitar acidentes e infrações.

Assista a reportagem:

YouTube video

Esse tipo de sistema já ajuda no monitoramento das rotas onde a qualquer desvio é emitido um sinal de alerta que acaba travando toda a engrenagem do caminhão.

Indo além do monitoramento da rota das viagens, a tecnologia é usada para até mesmo ativar o caminhão onde a partir desse feito em alguns casos a partida só é dada após o teste do bafômetro e o motorista colocar o cinto de segurança.

Se adaptando a esse tipo de tecnologia as empresas conseguem reduzir drasticamente o número de acidentes evitando mortes nas estradas. Esse monitoramento à distância traz uma segurança tanto para o estabelecimento como para o caminhoneiro e para os outros componentes de trânsito.