Caminhões poderão ter cabine alongada no Brasil?

Caminhões poderão ter cabine alongada no Brasil
Foto: Reprodução / Internet

Caminhões com cabine alonga é o sonho de muitos caminhoneiros.

Caminhões com cabine alongada geralmente oferecem mais espaço interno em comparação com caminhões com cabine padrão. A cabine alongada permite que haja um aumento no comprimento da área de descanso do caminhoneiro, proporcionando mais espaço para movimentação e conforto durante as pausas e pernoites.

Essa configuração é especialmente valorizada por motoristas de longa distância, que podem passar dias ou semanas na estrada. O espaço adicional na cabine permite que eles descasem de forma mais confortável e tenham um ambiente de trabalho mais adequado durante suas viagens.

Ela é o sonho de muitos caminhoneiros porque possibilita a adição de recursos, como uma cama mais espaçosa, um assento mais confortável, espaço extra de armazenamento e até a inclusão de comodidades como geladeira, micro-ondas ou espaço para uma pequena mesa.

Projeto para mudar dimensões das cabines

O SOS Estradas pretende apresentar um Projeto de Lei no Congresso Nacional visando estabelecer um tamanho mínimo da cabine dos caminhões.

A ideia é desvincular o cavalo mecânico da carreta, pois a legislação brasileira considera o tamanho do conjunto, cavalo mecânico e carreta e por consequência, quanto maior a cabine, menor o espaço para carga. Como os empresários preferem ter mais espaço para carga, a cabine tende a ter as dimensões reduzidas, afetando o caminhoneiro.

O coordenador da ação SOS Estrada acredita que só daqui a alguns anos os caminhões poderão ter cabines maiores no Brasil. “Mas com certeza esse projeto vai estimular as montadoras a competirem para ver quem vai tratar o caminhoneiro com o mínimo de dignidade para dormir, como os americanos já desfrutam desde 1953”, disse Rodolfo Rizzotto.

YouTube video
Vídeo: CAJAU ANTONELLI

Redação – Brasil do Trecho