O freio retarder é uma tecnologia desenvolvida pela Scania e equipa alguns modelos da marca. Segundo a Scania, trata-se de um freio hidráulico acoplado à saída da caixa de câmbio, permitindo uma frenagem mais rápida, segura e eficiente.
Assim que o motorista aciona o retarder no painel, o sistema hidráulico começa a controlar o fluxo de óleo entre os rotores e estatores do retarder. Dessa forma, as rotações vão sendo reduzidas e o caminhão começa a parar. O sistema eletrônico aumenta o fluxo proporcionando a redução de velocidade da caixa de mudanças e consequentemente de todo o trem de força.
Conforme a montadora sueca, para que o retarder seja eficiente, é necessário que o caminhão esteja em alta rotação. Essa faixa de potência deve ser entre 1.800 e 2.000 rpm. O mecanismo pode ser acionado em cinco níveis manualmente. Por meio de uma alavanca no painel, ou pelo piloto automático.
A Scania garante que um dos benefícios do freio retarder é a segurança para o caminhoneiro e o veículo. Com essa tecnologia, o profissional do trecho evita a sobrecarga dos freios de serviço, deixando-os na temperatura ideal para uso e, em caso de emergência, estarão prontos para funcionarem com precisão.
“Diferente do que muitas pessoas acreditam, o Retarder Scania não consome combustível, por isso, não impacta negativamente nos custos de abastecimento do profissional. Ao contrário, em razão das suas características, ele pode contribuir para o consumo otimizado de combustível”, esclarece a fabricante.
Redação – Brasil do Trecho
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