Caminhão

Conheça a história dos caminhões da Engesa no Brasil

A Engesa fabricou caminhões e veículos militares.

Engesa são as siglas para Engenheiros Especializados S.A. Ela foi uma renomada fabricante de veículos militares, caminhões e sistemas de defesa no Brasil. A empresa foi fundada em 1963 por um grupo de engenheiros com o objetivo de desenvolver veículos militares avançados.

Nos primeiros anos, a Engesa se dedicou principalmente à engenharia e desenvolvimento de projetos para o setor de defesa, prestando serviços de consultoria e projetos especiais para o Exército Brasileiro. No entanto, em 1970, a empresa decidiu expandir suas operações e passou a fabricar seus próprios veículos.

Caminhões da Engesa

Além de veículos militares a fabricante também produziu alguns modelos de caminhões. São eles:

  • Engesa EE-15

 Também conhecido como “Truck Tractor”, era um caminhão pesado de tração 6×4 e projetado para o transporte de cargas pesadas em estradas e terrenos difíceis.

Foto: Reprodução / Internet
  • Engesa EE-25

Era um caminhão pesado de tração 6×6 e assim como o EE-15, ele foi projetado para o transporte de cargas pesadas em condições adversas.

Foto: Reprodução / Internet
  • Engesa EE-34

O Engesa EE-34 era um modelo de médio porte de tração 6×4. Ele foi direcionado para operações fora de estrada e tinha capacidade para transportar cargas em terrenos acidentados.

Foto: Reprodução / Internet
  • Engesa EE-50

Fabricado para o transporte de cargas pesadas em terrenos difíceis e com alta capacidade de carga, o EE-50 era um caminhão pesado com tração 8×6.

Foto: Reprodução / Internet
  • Engesa EE-90

O EE-90 também era um veículo pesado, mas com tração 8×8. Ele foi projetado para enfrentar o off-road, podendo transportar cargas pesadas em terrenos acidentados.

Foto: Reprodução / Internet

Conhecida por seus veículos militares, como o Urutu e o cascavel, a Engesa também fabricou caminhões para fins comerciais e de transporte de cargas.

Ao longo dos anos, a empresa continuou a aprimorar seus produtos e desenvolver novas tecnologias. Porém, ela enfrentou dificuldades financeiras crescentes, resultantes de fatores como diminuição dos investimentos do governo em defesa e a instabilidade econômica do Brasil. Esses desafios levaram a Engesa a entrar em processo de falência em 1993, encerrando duas operações.

Apesar do fim da fabricante, o legado da Engesa continua presente na história da indústria de defesa brasileira. Seus veículos foram amplamente utilizados pelas Forças Armadas do Brasil e em vários outros países. Pioneira na fabricação de blindados militares brasileiro, ela contribuiu para o desenvolvimento da especialização nacional em tecnologia de defesa.

Vídeo: Apaixonados Por Estrada

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

6 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

6 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

6 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

6 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

7 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

7 horas atrás