Caminhoneiro destrói canteiro central ao tentar manobrar carreta

Caminhoneiro destrói canteiro central ao tentar manobrar carreta
Foto: Reprodução / Internet

O veículo de 6 eixos subiu em cima do canteiro que separava uma pista da outra

Um caminhoneiro chamou atenção de vários curiosos ao tentar realizar uma manobra malsucedida. A carreta possui 4 eixos + dois do cavalo mecânico, somando 6 eixos.

Ao que tudo indica, o motorista saiu de uma rua e tentou realizar uma conversão à direita para acessar a avenida principal, contudo, o veículo acabou subindo o canteiro central e destruindo parte da estrutura.

Dezenas de pessoas apareceram para ver o desfecho da situação, alguns tentaram auxiliar o caminhoneiro; outros filmaram o episódio e deram palpites. Não sabemos como o caminhoneiro conseguiu resolver o problema em questão, mas esse é mais um caso envolvendo carreta e vias urbanas.

Carretas e vias urbanas

Frequentemente noticiamos casos de carretas bloqueando o trânsito das vias urbanas. Sabemos que elas desempenham um papel fundamental no transporte de mercadorias em todo o país e com o intuito de atender às demandas logísticas e acomodar grandes volumes de carga, esses veículos são projetados com tamanhos cada vez maiores.

No entanto, o comprimento das carretas traz desafios relacionados ao tráfego nas vias urbanas. Muitas vezes, as ruas das cidades não foram projetadas para acomodar veículos de grande porte, o que pode resultar em episódios como o descrito acima.

O espaço reduzido nas vias urbanas pode causar problemas de circulação, como congestionamento, dificuldades de manobra e até mesmo danos a estruturas urbanas, como fachada de prédios, postes e sinais de trânsito.

Para amenizar esse problema, é essencial haver uma regulamentação adequada e a conscientização tanto dos caminhoneiros quanto dos gestores públicos. A definição de rotas específicas para veículos de grande porte, a delimitação de horários restritos para circulação e adoção de medidas de segurança são algumas das possíveis soluções para diminuir os impactos negativos do tráfego de carretas em áreas urbanas.

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Vídeo: Denilson Castro

Redação – Brasil do Trecho