Algumas dúvidas permeiam a cabeça dos caminhoneiros que precisam sana-las para trafegarem conforme o código de trânsito brasileiro (CTB) e as normas do Contran para que não haja autuação por práticas ilícitas e que a segurança do tráfego seja respeitada.
O canal do YouTube Lébrão 001 G.N.A trouxe à tona um tema bem polêmico hoje, é possível ou não rodar com pneus recapados na dianteira dos veículos?
O dono do canal possui um caminhão e faz questão de mostrar o dia a dia no comando do veículo e não deixou por menos quando falaram que ele estava usando pneu recapado na dianteira do seu veículo.
Antes de tudo vamos entender a polêmica em relação a recapagem dos pneus. No Brasil é permitido que os pneus sejam recapados, reformadas ou remoldados para os caminhões, porém devem seguir uma série de normas estabelecidas pela legislação do nosso país.
Há também um série de testes para que possa viabilizar a qualidade e desempenho dos pneus após as mudanças nele sofridas identificando que esse processo ocorreu no próprio pneu tendo a certificação do Inmetro.
Só que as resoluções 416/2012 e 445/2013 proibiram o uso de pneus reformados ou com qualquer mudança no eixo dianteiro de veículos de passageiros como ônibus. Por questão de segurança também deve ser evitado em caminhões.
O caminhoneiro do canal do YouTube fez questão de deixar bem claro que o seu caminhão não tem pneu recauchutado no eixo dianteiro e mostra que os pneus que compõem o seu veículo são novos garantidos confiabilidade e segurança.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário