Semirreboque se solta, caminhoneiro não percebe, e o implemento fica virado na pista
O caminhoneiro conduzia uma carreta 9 eixos, quando um dos semirreboques se soltou
Circula na internet um vídeo de um semirreboque virado sobre a pista e com a carga esparramada ao seu redor. De acordo com informações, a cena foi registrada na BR-354 e o implemento rodoviário teria se soltado da carreta sem que o caminhoneiro percebesse, deixando o semirreboque para trás.
O implemento rodoviário tem 4 eixos e estava carregado com açúcar e acabou bloqueando uma faixa da rodovia. Segundo informações, por muito pouco não houve um acidente com outro veículo que seguia atrás do caminhão que deixou o semirreboque para trás.
Mas a pergunta que não quer calar é: como o caminhoneiro não percebeu que um componente tão grande se soltou do veículo?
Semirreboque desacoplado
Apesar de ser extremamente raro, existem várias razões pelas quais um semirreboque pode se soltar de uma carreta durante uma viagem. Alguns deles incluem:
Falha mecânica: pode ocorrer uma falha nos sistemas de acoplamento, como a quinta roda, que mantém a carreta. Isso pode ser causado por desgaste, quebra de componentes, falta de manutenção adequada ou mau funcionamento dos mecanismos de travamento.
Erro humano: em alguns casos, o erro humano pode levar à desconexão do semirreboque. Por exemplo, o motorista pode não ter realizado corretamente os procedimentos de acoplamento, como engatar corretamente o pino de travamento ou garantir que as travas estejam devidamente encaixadas.
Condições de estrada: em condições de estrada extremas, como buracos profundos, solavancos severos ou terrenos acidentados, ou terrenos acidentados, a carga excessiva pode causar estresse excessivo nos sistemas de acoplamento, resultando em falhas e desconexão.
Falta de manutenção: a falta de manutenção adequada dos sistemas de acoplamento, incluindo lubrificação insuficiente, desgaste excessivo dos componentes ou negligência na inspeção regular, pode contribuir para a desconexão do semirreboque.
Desgaste natural: com o tempo, os componentes dos sistemas de acoplamento podem sofrer desgaste natural devido ao uso contínuo, exposição às condições climáticas e estresse mecânico. Se esses componentes não forem substituídos ou reparados quando necessário, pode haver um aumento do risco de falhas e desconexão do implemento.
Redação – Brasil do Trecho
João Neto
Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
Deixe um comentário