Caminhão

BNDES terá linha de crédito para financiamento da aquisição de caminhões novos

O financiamento estará legado à taxa Selic pós-fixada

Durante o evento de parceira das empresas Gerdau, Vamos e Volkswagen, que resultou na aquisição de 100 caminhões por meio do programa de renovação de frota, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckimin — adiantou que o BNDES irá dispor de uma linha de financiamento de R$ 1 bilhão, atrelada à taxa Selic pós-fixada, para compra de novos caminhões.

Isso significa que se um caminhoneiro autônomo, por exemplo, contratar o financiamento hoje, ele negociará a linha de crédito a taxa de 13,25%. Mas, se posteriormente a taxa Selic baixar, consequentemente a taxa do financiamento irá baixar também.

Requisito para solicitar o financiamento

O principal requisito para se ter acesso ao financiamento do BNDES é retirar o caminhão com mais de 20 anos de uso de circulação, na compra do veículo novo.

Está em estudo pelo governo federal uma segunda etapa do financiamento destinado aos motoristas que possui um veículo antigo, com a possibilidade de vendê-lo para quem tem condições de comprar um zero km e assim aplicar o valor da venda para dar entrada em um veículo mais novo. Nesse caos, o financiamento do BNDES também beneficiaria aqueles que quisesse comparar um veículo mais novo, mas usado.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto