Neste comparativo avaliaremos os diferencias ofertados por dois modelos de caminhões de origem europeia. De um lado temos o FH 540, da montadora sueca Volvo; e do outro, temos o XF 530, da holandesa DAF. Vejamos quem leva a melhor em cada um dos quesitos avaliados:
O FH é equipado com o motor D13c de 6 cilindros em linha e 12,8 litros, que lhe rende 540cv entre 1450 e 1900 rpm. Sua caixa de marcha é uma automatizada de 12 velocidades.
No quesito motorização, o Volvo FH 540 leva uma pequena vantagem pelos seus 10 cavalinhos a mais que o DAF 530.
O modelo da DAF conta com um freio motor de três estágios, com potência de 490cv e 290 rpm. Já o FH 540 dispõe de um motor disco com ABS e EBS, capaz de gerar 510cv, além do opcional retardar.
No quesito frenagem, o FH também leva vantagem tanto pela potência quanto por dispor de opcionais.
o DAF XF 530, oferece: comando de iluminação interna com 3 modos, banco do motorista Comfort Air com descanso de bração, cortinas com blackout, desligamento automático se ocioso por 5 minutos, porta-copos com regulagem, mesa retrátil com capacidade de até 100 kg, etc.
Ambos os caminhões dispõem de cabines espaços, tecnológicas e com conforto para o caminhoneiro. O FH se destaca por sua ergonomia e recursos de conforto, mas nesse quesito o DAF leva uma pequena vantagem sob o FH, por apresentar mais itens de recursos de conforto.
Diante disso, é notável a vantagem do FH 540 em quase todos os tópicos avaliados. Assim, consideramos o modelo da Scania melhor que o da DAF. Mas isso não significa que o XF 530 é um caminhão ruim, pelo contrário, ele tem alcançado números impressionantes de vendas.
E para você, qual é o melhor? Deixe um comentário baixo!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário