É o fim dos caminhoneiros?

É o fim dos caminhoneiros
Foto: Sérgio Lima / Poder 360

Profissionais prevêem que a profissão pode acabar e ser substituída pelo uso da tecnologia e inteligência artificial

Com o avanço da tecnologia dominando várias áreas e profissões do planeta, muitos temem perder o seu cargo por funções onde robôs e a inteligência artificial (IA) conseguem realizar sem a necessidade de uma mão de obra humana.

Alguns caminhoneiros já até temiam a ideia principalmente com a fabricação de caminhões autônomos, mas essa realidade pode estar muito mais perto com as novidades tecnológicas em relação a um caminhão ser conduzido sem a presença do motorista na cabine.

Como a ideia que parecia vir em um futuro bem longe já está batendo as portas de muitas profissões, com a caminhoneira não seria diferente. Pensando nisso o canal do YouTube “Caminhoneiro no Canadá e EUA” decidiu fazer um vídeo falando um pouco sobre o fim da profissão caminhoneira.

Em princípio, a tecnologia já está se tornando aliada do caminhoneiro com caminhões mais modernos que garantem a segurança possuindo mais sistemas priorizando a confiança no trânsito.

Alguns pontos que podem ser destacados onde a tecnologia ao invés de tomar o lugar do caminhoneiro se torna sua aliada, é com a troca de retrovisores que foram substituídos por câmera, sensores de presença, sistemas modernos de frenagem e economia de combustível.

O caminhoneiro do vídeo pontua que atualmente a tecnologia não extingue um homem atrás do volante de um caminhão. Apesar de já existirem veículos que consigam fazer determinado trajeto sem com que o motorista seja o responsável pela condução, a sua presença é primordial na cabine do veículo para intervir caso aconteça algo fora do esperado.

Ainda pode demorar

A tecnologia ainda não se formou para poder deixar de lado 100% a mão caminhoneira e seguir apenas com a tecnologia. Em momentos de panes ou situações não programadas, a atitude de intervenção do motorista ultrapassa a autonomia tecnológica de qualquer veículo de carga.

O caminhoneiro do canal do YouTube acredita que para ter uma mudança onde os motoristas começarão a deixar 100% a cabine de um caminhão poderia demorar em média de 10 a 15 anos para se concretizar, até lá os profissionais devem tentar se profissionalizar principalmente em como manusear certos tipos de tecnologia para poderem continuar no ramo.

YouTube video
Vídeo: Caminhoneiro no Canadá e USA

Redação – Brasil do Trecho