Caminhoneiro

É o fim dos caminhoneiros?

Profissionais prevêem que a profissão pode acabar e ser substituída pelo uso da tecnologia e inteligência artificial

Com o avanço da tecnologia dominando várias áreas e profissões do planeta, muitos temem perder o seu cargo por funções onde robôs e a inteligência artificial (IA) conseguem realizar sem a necessidade de uma mão de obra humana.

Alguns caminhoneiros já até temiam a ideia principalmente com a fabricação de caminhões autônomos, mas essa realidade pode estar muito mais perto com as novidades tecnológicas em relação a um caminhão ser conduzido sem a presença do motorista na cabine.

Como a ideia que parecia vir em um futuro bem longe já está batendo as portas de muitas profissões, com a caminhoneira não seria diferente. Pensando nisso o canal do YouTube “Caminhoneiro no Canadá e EUA” decidiu fazer um vídeo falando um pouco sobre o fim da profissão caminhoneira.

Em princípio, a tecnologia já está se tornando aliada do caminhoneiro com caminhões mais modernos que garantem a segurança possuindo mais sistemas priorizando a confiança no trânsito.

Alguns pontos que podem ser destacados onde a tecnologia ao invés de tomar o lugar do caminhoneiro se torna sua aliada, é com a troca de retrovisores que foram substituídos por câmera, sensores de presença, sistemas modernos de frenagem e economia de combustível.

O caminhoneiro do vídeo pontua que atualmente a tecnologia não extingue um homem atrás do volante de um caminhão. Apesar de já existirem veículos que consigam fazer determinado trajeto sem com que o motorista seja o responsável pela condução, a sua presença é primordial na cabine do veículo para intervir caso aconteça algo fora do esperado.

Ainda pode demorar

A tecnologia ainda não se formou para poder deixar de lado 100% a mão caminhoneira e seguir apenas com a tecnologia. Em momentos de panes ou situações não programadas, a atitude de intervenção do motorista ultrapassa a autonomia tecnológica de qualquer veículo de carga.

O caminhoneiro do canal do YouTube acredita que para ter uma mudança onde os motoristas começarão a deixar 100% a cabine de um caminhão poderia demorar em média de 10 a 15 anos para se concretizar, até lá os profissionais devem tentar se profissionalizar principalmente em como manusear certos tipos de tecnologia para poderem continuar no ramo.

Vídeo: Caminhoneiro no Canadá e USA

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

16 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

17 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

17 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

17 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

17 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

18 horas atrás