Motores

Apresentamos o motor TS-3, que não possui válvulas nem cabeçote

Este motor é composto por 6 pistões e 3 cilindros, sem cabeçote nem válvulas. Vamos explorar um pouco mais os detalhes?

Hoje, discutiremos um motor pouco convencional, mas que realmente cumpre suas promessas. Este é o Commer TS-3, que possui uma configuração singular.

O motor recebe o nome de sua fabricante, responsável pela montagem de ônibus e caminhões, a Commer, que faz parte da corporação inglesa Rootes Group.

Após se destacar no setor de veículos pesados, a empresa decidiu desenvolver motores a diesel que, no entanto, diferiam dos demais no mercado. Eles tinham pistões opostos, dois por cilindro, e dispensavam cabeçote e válvulas.

O motor opera com um ciclo de dois tempos e é alimentado por um blower, que é essencialmente um soprador que injeta ar diretamente no motor, gerando assim potência.

O TS-3 possui um virabrequim e um conjunto de bielas articuladas. O reduzido número de peças e a capacidade de desempenho do motor chamaram bastante a atenção e o tornaram um sucesso no momento de seu lançamento, em 1954.

Inicialmente, o motor entregava 105 cavalos-vapor a 2.400 RPM, 37,3 kgfm a 1200 RPM e tinha uma capacidade de 3,3 litros.

Os veículos que utilizaram o TS-3 inicialmente eram da própria Commer e da Karrier, outra fabricante de caminhões do grupo britânico Rootes Group.

Versões posteriores

O motor passou por algumas mudanças ao longo dos anos, como em 1963, quando foi aumentado para 3,5 litros, com a potência atingindo 144 cavalos.

Com o sucesso de vendas do TS-3, foi criado o TS-4, com 4 cilindros e 8 pistões. Apesar de pertencer à mesma variante do TS-3, a adição de um cilindro já foi capaz de aumentar a capacidade em litros, permitindo que a potência alcançasse até 200 cavalos-vapor na continuação do motor.

Esta postagem foi publicada em 9 de setembro de 2023 07:59

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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