Caminhoneiro

Caminhoneiro abastece caminhão com óleo de cozinha

Dez litros do produto foram despejados no tanque de combustível do veículo.

Circula na internet um vídeo em que um caminhoneiro despeja alguns litros de óleo de soja, utilizado no preparo de alimentos, no tanque de combustível do caminhão. Na legenda do vídeo, ele justifica que o óleo de cozinha está mais barato que o óleo diesel.

Enquanto alguém filma a cena inusitada, o motorista vai retirando alguns litros do produto da sacola e despejando no reservatório de combustível do veículo. “Dez litros de óleo de cozinha“, disse enquanto colocava o líquido no tanque.

Não sabemos até que ponto o registro em questão é verdadeiro, mas de qualquer forma, o óleo de soja pode causar sérios danos ao motor, caso tenha sido realmente colocado no tanque de combustível do caminhão.

O barato que sai caro

Abastecer um motor diesel com óleo de cozinha não é apropriado e pode causar sérios danos ao motor e ao sistema de combustível.

O óleo de soja refinado não é compatível com motores diesel e não possui as propriedades adequadas para funcionar como combustível. Aqui estão algumas consequências potenciais ao abastecer um motor diesel com óleo de cozinha:

  • Entupimento de filtros e injetores: o óleo de cozinha é mais viscoso e pode conter impurezas que entopem os filtros de combustíveis e injetores, o que reduzirá a eficiência do motor e pode causar falhas.
  • Degaste do motor: o produto não possui as propriedades de lubrificação adequadas para motores diesel. Isso pode levar ao desgaste prematuro de componentes críticos, como pistões, cilindros e válvulas.
  • Redução de potência e eficiência: o uso do óleo pode resultar em perda significativa de potência e eficiência do motor, tornando o veículo menos econômico e menos capaz de realizar seu trabalho.
  • Danos ao sistema de injeção de combustível: a viscosidade do óleo de cozinha pode danificar o sistema de injeção de combustível, resultando em custos de reparos.
  • Falhas e paradas: o uso prolongado do óleo de soja refinado também pode levar a falhas e à parada completa do caminhão.

Em resumo, é fundamental usar o combustível adequado para o tipo de motor. Motores diesel foram projetados para funcionar com diesel, que atende a especificações rigorosas. Qualquer tentativa de substituir o combustível por outros produtos não apropriados pode ser extremamente prejudicial e custosa em termos de reparos.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto