Para aqueles que pensavam que a realidade dos veículos autônomos estava distante, estão enganados. Sete caminhões da Volvo já operam sem a necessidade de motoristas em suas cabines. Há muitos anos, fala-se sobre caminhões autônomos, mas a maioria deles ainda está na fase de testes, onde requerem, pelo menos por um período, a presença de um caminhoneiro na cabine.
Uma mina na Noruega é uma das primeiras empresas a contar com veículos 100% autônomos, dispensando os motoristas de segurança que antes eram mantidos nas cabines em caso de emergência. No total, são sete veículos que conquistaram autonomia e pertencem à fabricante sueca Volvo. Agora, os caminhões podem operar 24 horas por dia sem a necessidade de intervenção humana.
Esses veículos são responsáveis por transportar calcário da mina até o britador, contando com um sistema que permite que os caminhões operem em condições de baixa iluminação, clima adverso e solos desafiadores. Os caminhões têm autonomia para seguir o percurso indicado, estacionando no local adequado para o carregamento e depois descarregando todo o material.
Essa tecnologia vem sendo usada desde 2018 e agora teve um aprimoramento com a remoção dos motoristas de emergência, o que representa um grande marco para o projeto, destacou a fabricante de caminhões Volvo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário