Conheça os caminhões rodotrens de 11 eixos e 91 toneladas

Conheça os caminhões rodotrens de 11 eixos e 91 toneladas
Foto: Reprodução / Internet

Essa composição inclui um semirreboque de três eixos, um dolly de dois eixos e outro semirreboque de três eixos, podendo variar o comprimento total entre 28 e 30 metros.

Hoje, vamos falar sobre o poder das estradas, que exibe sua grandiosidade, mas também causa medo em alguns devido à sua considerada periculosidade.

O nosso tema de hoje são os impressionantes super rodotrens, que possuem 11 eixos e um peso bruto total (PBT) de 91 toneladas.

Apresentação do Super Modelo

O super rodotrem foi oficialmente apresentado na Agrishow de 2019 pela Scania, com o R 620 V8, que exibiu a versão super composta por 11 eixos e 91 toneladas.

Essa configuração inclui um semirreboque de três eixos, um dolly de dois eixos e outro semirreboque de três eixos, podendo variar o comprimento total entre 28 e 30 metros. O que surpreendeu no super rodotrem foi seu PBT, que chega a 91 toneladas, enquanto no rodotrem comum, ele vai até 74 toneladas.

Primeiras Unidades

As primeiras unidades foram vendidas para empresas de usinas canavieiras, que se interessaram por ter um caminhão com todas essas dimensões, facilitando o transporte de cana e seus derivados.

Autorização do Contran

Uma determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autoriza que veículos desse tamanho e PBT trafeguem em rodovias apenas em trechos de 100 km.

Ainda de acordo com o Contran, é necessário que o cavalo mecânico responsável por tracionar o semirreboque e o dolly seja 6×4, com potência mínima de 520 cavalos e capacidade de tração igual ou superior a 91 toneladas.

Suspensão dos Rodotrens e Mudança na Decisão

Em dezembro de 2018, houve uma mudança em relação ao tráfego dos rodotrens, quando o Contran afirmou que eles causavam impactos negativos no trânsito, danificando o asfalto e aumentando o risco de acidentes, decidindo proibir esses veículos de trafegarem em rodovias.

Em outubro de 2021, o Contran revogou a resolução 872, afirmando que os rodotrens poderiam voltar a circular, mas apenas aqueles destinados ao transporte do setor canavieiro, ou seja, no transporte de cana-de-açúcar, desde que sigam todas as regras anteriores.