Caminhoneiro

Pesquisa revela perfil de caminhoneiros envolvidos em acidentes

A surpreendente idade dos motoristas

Em um estudo analisado pela NTC & Logística, apresenta-se a idade média dos motoristas de caminhões envolvidos em acidentes. Apesar de a maioria dos acidentes de trânsito envolvendo veículos de transporte de carga ser causada por homens, a informação sobre a idade chama a atenção.

Com base em um relatório elaborado pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), a maioria dos acidentes é ocasionada por homens com idades entre 36 e 50 anos.

A porcentagem de acidentes envolvendo caminhoneiros nessa faixa etária corresponde a 90,2% dos sinistros de trânsito.

Conforme informações fornecidas pelo gerente administrativo da TKE Logística, Franco Gonçalves, a maioria dos funcionários de muitas transportadoras pertence a essa mesma faixa etária.

É notório que a maioria dos acidentes ocorre com pessoas dessa faixa etária, pois a maioria dos caminhoneiros em atividade se encontra nessa mesma faixa etária.

Se observarmos a idade média de um motorista de carga, constata-se que é de 44 anos, o que indica que os homens mais velhos predominam na condução de caminhões.

Desvalorização da Categoria

É bastante incomum encontrar um motorista jovem, uma vez que os mais novos demonstram menos interesse na profissão devido à falta de valorização da categoria.

Outro ponto a se considerar em relação ao número de acidentes é a falta de infraestrutura nas rodovias. Esse problema também contribui para os acidentes devido às estradas esburacadas, à falta de sinalização e à ausência de fiscalização.

A solução mais viável a curto prazo consiste no desenvolvimento interno da capacitação dos motoristas por meio de cursos e treinamentos, em conjunto com medidas urgentes relacionadas à infraestrutura das rodovias.

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro