Quando pensamos que já vimos de tudo, surge uma cena de um jegue sendo transportado por um caminhão-guincho. O vídeo foi gravado por um caminhoneiro enquanto transitava por uma rodovia brasileira. O animal estava preso à carroça e tranquilo em cima da plataforma do veículo, como se estivesse no chão.
Em outro registro, um morador do município de Maracajá, em Santa Catarina, mostra o caminhão parado com o animal em cima do veículo. Não há informações sobre para onde o jeguinho estava sendo levado, nem quantos quilômetros ele viajou em cima da plataforma.
Em julho de 2020, entrou em vigor a Resolução nº 791 do Contran, que estabelece as regras para o transporte de carga viva. Entre as normas exigidas pela legislação para este tipo de transporte, está a necessidade de proteção no compartimento de carga do veículo para prevenir a fuga do animal.
Essa proteção deve abranger tanto as laterais quanto o teto, a fim de evitar que os animais fiquem expostos ao sol ou à chuva e que possam cair ou escapar. No caso relatado acima, essa proteção não existe, ou seja, o motorista do caminhão descumpriu a legislação.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário