Caminhoneiro fecha pedágio por cobrança de eixo suspenso

Caminhoneiro fecha pedágio por cobrança de eixo suspenso
Foto: Reprodução / Ecovias – Ilustrativa

O motorista não concorda em pagar por um eixo que não está levando desgaste ao asfalto

Uma grande polêmica vem tomando conta dos caminhoneiros de todo o país quando se fala em eixo suspenso. Ressentimente algumas concessionárias voltaram com a cobrança do eixo levantado, o que está causando muita confusão para os motoristas.

Os caminhoneiros que passam por praças de pedágio com um veículo sem carga, preferem levantar um ou mais eixos do caminhão, não comprometendo a segurança do tráfego e gerando menos desgaste nos pneus e no asfalto.

Como a cobrança das praças de pedágio é por categoria que envolve a quantidade de eixos, algumas concessionárias se viram lesadas por não poderem cobrar pelo eixo.

Foi por esse motivo que elas agora verificam através de sistema integrado a Sefaz do Estado para saber se um manifesto está em aberto em relação ao veículo. Mesmo sem carga, se o manifesto não for dado baixa uma cobrança do pedágio será feita e normalmente está acontecendo de forma eletrônica.

Alguns motoristas estão encontrando dificuldades para lidarem com esse tipo de cobrança e um caminhoneiro decidiu travar o pedágio para não pagar pelos eixos suspensos.

Indo contra a norma de algumas cabines de pedágio localizadas em determinados trechos como Sertãozinho, Sales Oliveira e Ituverava, municípios de São Paulo, o caminhoneiro não concordava com a cobrança feita até mesmo do eixo suspenso e decidiu fechar um pedaço do pedágio na Rodovia Washington Luiz. A ação foi gravada por ele mesmo, confira.

YouTube video
Vídeo: Portal Rodovíario