Caminhão

Conheça o cemitério das máquinas na Serra dos Carajás

Alguns caminhões e tratores ainda possuem peças intactas

Tal como tudo na vida, as grandes máquinas, como escavadeiras, motoniveladoras, tratores e caminhões, também têm um fim.

No final da vida de um ser humano, o processo mais comum de despedida envolve o sepultamento em um cemitério. Hoje, vamos mostrar um cemitério um pouco diferente, não de humanos, mas de máquinas, as mais pesadas que se possa imaginar.

Localizado na Serra dos Carajás, no Pará, o cemitério das máquinas ocupa o espaço de uma antiga mina, chamada N4W, que foi desativada por volta de 2014.

O local abriga centenas de máquinas que foram gradativamente corroídas pela ferrugem e corrosão devido à exposição constante ao ar livre, 24 horas por dia, enfrentando chuva e sol.

Neste cemitério, é possível ver todos os tipos de maquinários e suas peças, desde gigantescos tratores, retroescavadeiras e caminhões de diversos modelos até peças sobressalentes e componentes dos veículos, como pneus.

Alguns caminhões e tratores ainda possuem peças intactas, graças à pintura das peças, o que evitou sua deterioração ao longo do tempo.

A maioria desses equipamentos pertence ao ramo da construção civil, principalmente de empresas que prestaram serviços para a mineradora Vale, que não opera mais na região.

Se tiver a oportunidade de visitar a Serra dos Carajás, não deixe de passar pelo Cemitério das Máquinas para conhecer muitos equipamentos que hoje sequer são mais produzidos e que se tornaram verdadeiras lendas.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto