
Foto: Reprodução / Volvo
Em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), a Volvo concebeu o caminhão mais aerodinâmico e eficiente já produzido pela empresa. “Estamos extremamente orgulhosos das conquistas de nossa equipe de engenharia avançada que trabalhou no Super Truck 2. Um programa desta magnitude ultrapassa os limites em todas as áreas possíveis, incluindo criatividade, resolução de problemas, viabilidade e inovação. Acreditamos que conseguimos”, declarou o presidente da Volvo Trucks, Peter Voorhoeve.
O programa do DOE incentiva a pesquisa e o desenvolvimento para aprimorar a eficiência de caminhões pesados. Isso acelera o desenvolvimento de tecnologias avançadas de eficiência econômica que não estão atualmente disponíveis no mercado. A Volvo assumiu a responsabilidade de construir um veículo com 100% de eficiência para o transporte nos Estados Unidos. Ela foi além e alcançou uma eficiência de 134% em relação ao Super Truck 1 fabricado em 2009.
Ao observar o caminhão, pode-se pensar que se trata de um protótipo, mas não é. Ele apresenta uma cabine em forma de cunha, com o para-brisa inclinado da frente para trás. O design continua com uma parte dianteira projetada em torno de um pacote de refrigeração menor, um reboque completamente aerodinâmico com espaçadores, saias e uma traseira em forma de barco, além de uma altura de passeio ajustável.
A Volvo também substituiu os tradicionais espelhos no capô e na cabine por um sistema de vigilância por câmeras simplificado, reduzindo a resistência do ar em mais de 4%. Toda a combinação trator-reboque foi projetada para deslocar o ar suavemente e com o mínimo de resistência, resultando em 50% menos arrasto do que o modelo anterior da linha base.
O Super Truck 2 também é equipado com um sistema micro-híbrido de 48 volts que funciona como gerador com partida integrada. Isso fornece energia para as comodidades do caminhoneiro, como o sistema HVAC totalmente elétrico, eliminando a necessidade de o motorista manter o motor ligado durante os intervalos de descanso, enquanto ainda fornece energia para as funcionalidades do veículo.
Além disso, foram implementadas melhorias na redução do peso total do caminhão. A cabine mais curta e leve está acoplada a um chassi de alumínio que utiliza um sistema de transmissão leve e otimizado com um único eixo de transmissão composto. Ele possui a configuração 4×2, que não é comum nos EU.S.A., mas é frequentemente utilizada na Europa, com menos eixos para a mesma capacidade de carga. “Este é o caminhão mais aerodinâmico e eficiente que a Volvo já construiu até hoje, alcançando uma eficiência de transporte que demonstra que inovações tecnológicas podem ser desenvolvidas comercialmente”, concluiu Peter Voorhoeve.
Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…
A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…
A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
Este site utiliza cookies.