Uma das grandes modas já criadas pelos caminhoneiros foi o arqueamento traseiro do caminhão. Essa prática faz com que os veículos fiquem com a traseira mais alta com a inserção de molas, porém pode se tornar perigosa quando é feita fora dos parâmetros.
Veículos com esse tipo de modificação ficaram conhecidos após alguns caminhoneiros famosos na internet divulgarem seus caminhões arqueados.
Um grande exemplo é o Cabelo Batateiro, que sempre se exibiu nas redes sociais com seus veículos arqueados, fazendo questão de mostrar as máquinas modificadas no YouTube.
Dessa vez, quem se destacou nesse mundo do arqueamento foi o Youtuber e caminhoneiro João do Grau. João fez um arqueamento bastante chamativo na traseira do seu caminhão.
Ao que tudo indica, o veículo teve dois metros de altura a mais na traseira, deixando-o totalmente diferente do original de fábrica.
Os proprietários de caminhões com esse tipo de modificação tiveram que enfrentar uma fiscalização rigorosa da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e de outros órgãos de trânsito após uma tragédia ocorrida pelo arqueamento exagerado da traseira de um caminhão em janeiro de 2022. Conhecido como “acidente pai e filho”, a tragédia se deu após o filho bater na traseira do caminhão do pai.
A traseira do veículo do pai entrou toda dentro da cabine do caminhão do filho, vitimando-o e a nora.
Vale ressaltar que o máximo de arqueamento das traseiras de caminhões permitido pela legislação vigente, conforme CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), é de 3,5 centímetros por metro de comprimento (02 graus).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário