O caminhoneiro e youtuber Bruno Garcia, decidiu divulgar em seu canal um vídeo mostrando uma de suas carretas que passaria pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia,qualidade e tecnologia) mesmo tendo 40 molas na traseira.
Não existe um limite de molas para se colocar na traseira do caminhão, porém existe limite de altura e provavelmente as 40 molas exceda.
Muitos donos de caminhões fazem a mudança na traseira do veículo com o intuito de aumentar a estabilidade em curvas, mas essa explicação que pode até fazer sentido não tem nenhum estudo comprovando.
Segundo a resolução 479 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) os caminhões podem ser elevados em até dois graus o que mostra que a cada metro de comprimento eles podem ter 3,5 cm.
Bruno Garcia decidiu mostrar no seu vídeo que levou em consideração alguns pontos específicos para arquear a traseira do caminhão. O objetivo é passar pelo Inmetro, passar pelo Detran e conseguir todas as autorizações para manter sua carreta legalizada.
O caminhoneiro mostra na prática como fez isso usando seu próprio veículo de exemplo com todas as mudanças que ele fez citadas no vídeo.
Alguns caminhoneiros discordam da eficiência desse tipo de mudança e pontuam que realmente arquear a traseira leva apenas engajamento para os motoristas que são youtubers e faturam muito mais com as redes sociais.
Na prática esse arqueamento gera dificuldade para os profissionais das estradas carregarem e descarregarem o veículo segundo relatos reais dos próprios caminhoneiros.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário