Transportadoras enfrentam dificuldades em contratar novos caminhoneiros

Caminhoneiro falando ao telefone. Vinícius Schmidt/Metrópoles

No cenário atual do transporte rodoviário, as transportadoras enfrentam uma batalha constante na busca por novos motoristas qualificados. Uma pesquisa realizada pelo Brasil do Trecho com diversas empresas do setor revelou que essa tarefa se tornou cada vez mais desafiadora nos últimos anos.

O levantamento constatou que muitas transportadoras estão levando meses, e em alguns casos até anos, para preencher suas vagas de motorista. Esse problema é amplificado pela alta rotatividade no setor, tornando a contratação um processo moroso e difícil de ser concluído.

Principais obstáculos na contratação

Os responsáveis pela contratação apontaram uma série de desafios frequentemente enfrentados durante o processo de seleção. Entre os principais estão:

  • Falta de Experiência: Muitos candidatos não possuem a experiência necessária para assumir as responsabilidades de um motorista de transporte de carga, o que dificulta a contratação.
  • Documentação Incompleta ou Irregular: A ausência ou irregularidade na documentação exigida, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e certificados de cursos, é um problema recorrente que impede a contratação imediata.
  • Falta de Especializações e Cursos: A falta de cursos e especializações específicas para motoristas de transporte de carga também é um entrave, já que muitas transportadoras valorizam profissionais com capacitação adicional.
  • Disponibilidade de Horário: A necessidade de flexibilidade de horário é outro fator determinante na contratação de motoristas, e a indisponibilidade para cumprir escalas de trabalho pode ser um empecilho para muitos candidatos.

Diante desses desafios, as transportadoras estão buscando estratégias para atrair e reter talentos no setor. Isso inclui investir em programas de capacitação, oferecer benefícios atrativos e criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para os motoristas.

Do lado dos caminhoneiros, a busca por melhores condições de trabalho e remuneração é evidente. Muitos profissionais do volante têm priorizado empresas que ofereçam não apenas um salário atrativo, mas também condições de trabalho que garantam segurança e bem-estar.

Entre as demandas mais comuns dos caminhoneiros estão:

  • Remuneração Justa: A busca por uma remuneração mais condizente com as responsabilidades e desafios da profissão é uma prioridade para muitos motoristas. Salários competitivos são vistos como um incentivo para permanecer em determinada empresa.
  • Condições de Trabalho Adequadas: Além do salário, as condições de trabalho também são cruciais. Isso inclui a qualidade dos veículos e equipamentos fornecidos pela empresa, bem como a manutenção adequada dos mesmos.
  • Flexibilidade de Horário e Folgas: Caminhoneiros buscam empresas que ofereçam uma maior flexibilidade de horário e a possibilidade de folgas mais adaptáveis às suas necessidades pessoais e familiares. A oportunidade de viajar com a família também é um benefício valorizado por muitos.
  • Benefícios Extras: Além do salário e das condições de trabalho, benefícios extras, como plano de saúde, seguro de vida e programas de incentivo, são considerados importantes na escolha de uma empresa para trabalhar.

Diante desse cenário, as transportadoras estão percebendo a necessidade de se adaptar às demandas dos caminhoneiros para atrair e reter talentos. Empresas que oferecem uma combinação de remuneração justa, boas condições de trabalho e benefícios atrativos têm maior probabilidade de conquistar e manter os melhores profissionais do setor.