
Foto: Reprodução / ANTT
Na terça-feira (30), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu sinal verde para o Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia, que será implantada na Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).
O projeto faz parte do Empreendimento FICO — Ferrovia EF-354. O subtrecho em questão, onde a ponte será construída, conecta Goiás ao Leste de Mato Grosso, abrangendo aproximadamente 365 quilômetros e atravessando onze municípios. A Ponte sobre o Rio Araguaia, que faz parte do Pacote 7 do Lote 2 desse subtrecho da FICO, será construída entre os km 226+786,857 e o km 228+400,987, atravessando o Rio Araguaia na divisa entre os estados nos municípios de Aruanã–GO e Cocalinho–MT, respectivamente.
Segundo a Agência, a ponte, com extensão aproximada de 1.600 m, é um marco expressivo no âmbito das obrigações de construção do subtrecho. Ela será composta por um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140 m, destinado a segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais 40 vãos.
A análise, conduzida conforme a Resolução ANTT nº 5.956, de 2 de dezembro de 2021, avaliou a adequação formal e o mérito dos elementos do Projeto Executivo apresentado pela Vale. Após a avaliação e considerando sua conformidade com as normas estabelecidas, a Agência concluiu favoravelmente pela aprovação do Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia.
“Nossa decisão representa um importante marco no desenvolvimento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e no fortalecimento da malha ferroviária nacional, contribuindo para a integração econômica e o desenvolvimento regional e nacional”, destacou o diretor e relator do processo, Luciano Lourenço.
A FICO é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís.
As obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa–GO, estão bem adiantadas. De acordo com a ANTT, em breve, ocorrerá a instalação de trilhos, promovendo o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. As obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo à Santa Terezinha de Goiás, também estão em andamento.
Faleceu neste sábado (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.