ANTT aprova projeto para Ponte na Ferrovia de integração do Centro-Oeste

ANTT aprova projeto para Ponte na Ferrovia de integração do Centro-Oeste
Foto: Reprodução / ANTT

A Ponte sobre o Rio Araguaia será construída entre os km 226+786,857

Na terça-feira (30), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu sinal verde para o Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia, que será implantada na Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).

O projeto faz parte do Empreendimento FICO — Ferrovia EF-354. O subtrecho em questão, onde a ponte será construída, conecta Goiás ao Leste de Mato Grosso, abrangendo aproximadamente 365 quilômetros e atravessando onze municípios. A Ponte sobre o Rio Araguaia, que faz parte do Pacote 7 do Lote 2 desse subtrecho da FICO, será construída entre os km 226+786,857 e o km 228+400,987, atravessando o Rio Araguaia na divisa entre os estados nos municípios de Aruanã–GO e Cocalinho–MT, respectivamente.

Segundo a Agência, a ponte, com extensão aproximada de 1.600 m, é um marco expressivo no âmbito das obrigações de construção do subtrecho. Ela será composta por um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140 m, destinado a segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais 40 vãos.

A análise, conduzida conforme a Resolução ANTT nº 5.956, de 2 de dezembro de 2021, avaliou a adequação formal e o mérito dos elementos do Projeto Executivo apresentado pela Vale. Após a avaliação e considerando sua conformidade com as normas estabelecidas, a Agência concluiu favoravelmente pela aprovação do Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia.

Promessa de melhoria do transporte de carga

“Nossa decisão representa um importante marco no desenvolvimento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e no fortalecimento da malha ferroviária nacional, contribuindo para a integração econômica e o desenvolvimento regional e nacional”, destacou o diretor e relator do processo, Luciano Lourenço.

A FICO é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís.

 As obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa–GO, estão bem adiantadas. De acordo com a ANTT, em breve, ocorrerá a instalação de trilhos, promovendo o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. As obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo à Santa Terezinha de Goiás, também estão em andamento.