Os dez caminhões mais raros no Brasil

Os dez caminhões mais raros no Brasil
Foto: Reprodução / Internet

Os veículos são conhecidos pela sua raridade e poucas unidades existentes

A história rodoviária do Brasil é muito rica. As estradas do país já foram palco de muitas histórias e de muitas marcas que, mesmo com o passar das décadas, se mantêm como as principais do mercado enquanto outras, após pouco tempo no mercado, acabam por declarar falência. Há, ainda, o caso de caminhões de marcas bem sucedidas que tiveram muitas de suas unidades vendidas até outros que se tornaram raridade.

Um caminhão pode ser tornar uma raridade por motivos que vão do lançamento fracassado a caminhões que foram importados com o intuito de serem exclusivos.

Veja abaixo os 10 caminhões mais raros do Brasil;

10º lugar – DAF GINAF X 5373 T

A DAF, embora não esteja no patamar de marcas como a Mercedes ou a Scania, é grande conhecida no mercado brasileiro com o lançamento de linhas como a XF e a CF. Mas, antes desse sucesso, a marca já esteve no Brasil em algumas ocasiões, uma delas quando da importação do modelo X 5373 T.

Esse caminhão é um modelo simples e robusto que não tem nenhum recurso de saltar aos olhos, mas é bastante funcional para seu objetivo, que é trabalhar em serviços de mineração. Equipado com motor MX 34OU 1, de 466 cv. Foram importadas poucas unidades desse modelo e, embora não saibamos exatamente quantas, é pouquíssimo provável que alguma ainda esteja em atividade.

9º lugar – MAGIRUS DEUZ 310 D26

A Magirus é uma clássica fabricante de caminhões da Alemanha com uma história que teve início em 1886 e é subsidiária da Iveco desde 1983. O modelo em questão foi produzido em 1977, quando a fabricante ainda era subsidiária da Deuz, outra respeitada empresa alemã.

Uma curiosidade sobre essa marca é que ela ficou muito conhecida pela fabricação de caminhões para o Corpo de Bombeiros, o que não é o caso do 310 D26 que é um caminhão quase normal porque ele foi equipado com um raro motor V10 de 14 litros e 310 cv de potência. O modelo veio com tração 6×6 e apenas uma unidade com foi importado para o Brasil na década de 1980. Hoje, ele está inutilizado em Minas Gerais.

8º lugar – ACTROS 4148

Essa é uma das linhas mais importantes da história da Mercedes, a Actros, com o modelo 4148AK que, até onde se sabe, só existe um modelo importado para o Brasil no ano 2000. Mas essa não é a única razão que faz desse modelo uma raridade, pois ele foi equipado com motor V8 de 475 cv e caixa ZF de 16 marchas, e a Mercedes tem pouquíssimos modelos equipados com motor V8 no Brasil, o que o torna ainda mais raro.

7º lugar – SCANIA 143E

Enquanto a versão com cabine recuada fez sucesso em nossas estradas, esse é um modelo desconhecido no Brasil porque, embora tenha rodado por nossas estradas, não foi produzido aqui. Ele é equipado com um motor V8 com impressionantes 500 cv, além de ser traçado. Inicialmente, foram importadas apenas 10 unidades desse modelo que chegaram para grandes empresas, como a Shelby. Mas, após alguns anos, a Michelon trouxe uma de suas unidades, totalizando 11 caminhões ao todo no Brasil

6º lugar – RENAULT MIDLUM DCI 270

Esse modelo da Renault é muito utilizado como caminhão de bombeiros, mas teve algumas unidades importadas para o Brasil em meados de 2006 e cujo modelo serviu de base para a criação da primeira geração dos Volvo VM. O modelo tem capacidade de gerar 270 cv de potência e, atualmente, existem umas raras unidades trabalhando no Corpo de Bombeiros no Estado da Bahia.

5º lugar – URAL 375

Esse é um modelo que chegou ao Brasil com uma história curiosa, pois 15 das cerca de 27 unidades importadas para o Brasil o foram de maneira ilegal, e esses irregulares foram apreendidos pela Receita Federal, que os manteve, por algum tempo, estocados no Porto do Itaqui, local da apreensão dos veículos. Depois de certo tempo, foram doados para o governo do Estado do Maranhão, que os repassou para a Polícia Militar. Todos os caminhões disponíveis foram lançados em 1989 na versão 6×6 com motor V8 de 240 cv.

Esses caminhões, que têm uma ótima capacidade de trafegar por terrenos acidentados, tiveram cinco unidades reaproveitadas pelo Exército. Após algum tempo, as unidades restante foram recolhidas a um depósito com seus reboques e, quando já estavam quase completamente deteriorados, foram disponibilizados para leilão e o lance inicial para cada caminhão era de R$ 5.800,00 e para cada reboque R$ 450,00.

4º lugar – VOLVO NH 460

O último bicudo da Volvo no país chegou ao mercado com o intuito de oferecer uma atualização para os famosos NL-10 e NL-12 que, embora potentes, já estavam ultrapassados no mercado. Inicialmente, ele foi produzido nas versões 4×2 e 6×4, mas em 2005 foi oferecido também na versão 6×2. Foi equipado com motor de 12 litros e disponível com 380 e 420 cv, porém, em 2003, após uma série de atualizações, recebeu a disponibilidade de 460 cv.

Seu modelo foi produzido entre 1999 e 2006 e, embora tenha sido um bom caminhão, um claro investimento da marca, que ofereceu atualização após atualização nesses anos de produção, o modelo não vendeu muitas unidades, provavelmente por causa da concorrência que enfrentou no período.

3º lugar – IVECO POWERSTAR

O único bicudo da Iveco no Brasil se destaca pela sua aparência peculiar fazendo com que alguns o considerem o modelo mais feio da marca. Foi equipado com o mesmo motor do modelo Eurotech e caixa de câmbio ZF de 16 marchas.

Não chegou a ser produzido no Brasil e todas as suas unidades aqui encontradas foram importadas da Argentina entre 2000 e 2004. Não se sabe exatamente quantos foram importados, mas a expectativa gira em torno de 20 unidades.

2º lugar – PACIF P 12 W 3

Em segundo lugar o modelo mais bruto entre os que foram citados até agora, o Pacif P 12 W 3, fabricado no Canadá e nos Estados Unidos e importado para o Brasil para atuar no transporte de cargas extrapesadas e indivisíveis em 1978.

O modelo brasileiro, de origem canadense, tem 600 cv de potência com seu motor Detroit Diesel e uma CMT de 250 toneladas. Em todo o Brasil, só existe uma unidade desse modelo.

1º lugar – MERCEDES BENZ 3850

Esse foi um modelo da Mercedes que chegou a ser considerado o mais potente da marca não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Ele foi produzido na Alemanha no final dos anos 1980 e só chegou aqui em 1998, com duas unidades.

O modelo é utilizado apenas para cargas de grandes dimensões e de peso elevado. Tem tração 6xc e está equipado com motor V 10 com 500 cv de potência. Um desses dois modelos foi anunciado para venda pela Locar Guindastes e Transportes, de Guarulhos, e tinha 346.631 Quilômetros rodados no odômetro e o preço pedido foi R$ 250 mil.