Trânsito: A lei mudou e poucos motoristas sabem

Denúncia: caminhoneiro alega que colegas estão sendo multados sem saber
Foto: Reprodução / Internet

Você já se viu preocupado com as multas por excesso de velocidade? Surpreendentemente, há situações em que é possível escapar dessas penalidades sem gastar um centavo sequer.

Excesso de Velocidade: Uma Infração Considerada Grave?

No vídeo instrutivo do professor Carlão, do Manual do Trânsito, são compartilhadas informações essenciais sobre as multas decorrentes de excesso de velocidade. O professor desmistifica a crença de que toda violação das regras de velocidade resulta em pesadas multas e até na suspensão da carteira de motorista.

A Importância da Tolerância de Velocidade

Um ponto crucial destacado é a existência de uma margem de tolerância em relação à velocidade permitida. Por exemplo, em uma via com limite de 40 km/h, a multa só é aplicada se o motorista ultrapassar os 47 km/h. Abaixo desse limite, não há penalidade.

Detalhes das Multas por Excesso de Velocidade

As consequências de exceder os limites de velocidade estabelecidos variam desde multas moderadas até multas gravíssimas, com valores e punições proporcionais à gravidade da infração.

A Revelação Surpreendente: Multas que Podem Ser Dispensadas

Uma revelação notável trazida pelo professor é que, em certas circunstâncias, é possível evitar o pagamento das multas por excesso de velocidade. De acordo com o Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, infrações consideradas de natureza média ou leve podem resultar apenas em uma advertência por escrito, ao invés de uma multa.

Quando Não é Necessário Pagar a Multa?

Essa advertência escrita é aplicada quando o infrator não cometeu outras infrações nos últimos 12 meses. Assim, se você ultrapassar o limite de velocidade em até 20%, dentro da margem de tolerância, e não tiver outras infrações, não precisará pagar a multa.

Assista o vídeo:

YouTube video