A decisão foi tomada pelo governo federal em conjunto com a Petrobras
O governo federal anunciou uma péssima notícia para os consumidores brasileiros: a gasolina e o diesel vão aumentar.
A partir do dia 20 de junho, haverá aumento de impostos sobre o setor de combustíveis. O diesel aumentará 4%, enquanto a gasolina subirá 7%, percentual significativo para quem abastece diariamente.
A decisão foi discutida entre a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que levaram em consideração a desoneração da folha de pagamento.
Segundo o governo, os aumentos foram feitos para tentar compensar a desoneração da folha para 17 setores da economia e ajudar os pequenos municípios.
Apesar das informações declaradas pelo governo com o objetivo de manter o equilíbrio das contas públicas, o setor do transporte rodoviário de cargas garante que será impactado e os consumidores brasileiros também.
O aumento dos combustíveis poderá elevar o valor dos alimentos, dos produtos e das bebidas que dependem quase que 100% do transporte rodoviário para chegarem aos estabelecimentos.
Os donos de transportadoras e caminhões não vão pagar essa conta sozinhos e possivelmente repassarão o aumento, resultando em fretes mais caros, produtos com preços mais elevados e os consumidores arcando com as consequências.