Uma nova era no mundo dos combustíveis pode começar mais cedo do que se imagina
Não é segredo para ninguém o fato de o volume de CO2 na atmosfera apresentar nível elevado. E um dos setores responsáveis é o de transporte, que está entre os maiores emissores de CO2, que é um dos principais gases do efeito estufa. Basta dizer que 20% do escapamento de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e tudo mais movido a diesel colabora para este cenário preocupante.
Todavia, há recursos para descarbonizar a atmosfera e reduzir os prejuízos causados ao ambiente e, mesmo, à sociedade, já que todos, em especial nos grande centros, respiram um ar impuro e nada benéfico para a saúde.
Assim, o caminho que se apresenta para os transportadores é o do buscar recursos para o comprometimento com as questões ambientais e com as mudanças climáticas
Um desses recursos é o motor movido a GNV ou a biometano. Os resultados mostram que esses motores têm um custo de operação até 7% inferior por quilômetro rodado em relação aos motores convencionais, além de serem 20% mais silenciosos que os a diesel e com 15% menos emissão de CO2.
É significativo considerar que a diferença de emissão de gases de efeito estufa entre o biodiesel e o diesel pode chegar a 99%, o que mostra que, sem a menor dúvida, biodiesel é a solução para uma atmosfera mais limpa e com benefícios para os transportadores e para a sociedade.