O combustível do futuro vem aí

A proposta foi sancionada pelo presidente da república e virou lei
No último dia nove de outubro foi publicada a lei de N° 14.993/24 que institui o combustível do futuro. A lei nada mais é do que uma medida que visa aumentar a mistura de etanol e biodiesel dentro da gasolina e do diesel, respectivamente, levando mais sustentabilidade.
Com o percentual de biodiesel e etanol maior dentro dos combustíveis, o índice de poluição será menor transformando os líquidos em combustíveis mais sustentáveis.
A ideia é fazer essa mudança com todos os combustíveis fósseis responsáveis pelos abastecimentos de veículos aéreos, marítimos e terrestres.
Segundo o governo, esse é o maior programa de descarbonização envolvendo combustíveis fósseis de transporte de todo o mundo.
Veja abaixo as mudanças que poderão ocorrer no combustível do futuro:
| Combustível | Percentual atualmente | Percentual futuro |
| Biodiesel | 14% | Acrescentando um ponto percentual anualmente. |
| Etanol | 18% | 22% a 27%- Podendo chegar a 35%. |
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) será o responsável pela avaliação e aumento circunstancial das porcentagens dentro dos combustíveis.
