frete

O frete e seu impacto no dia a dia

Quais os valores dos fretes atualmente?

Qual o valor do frete de um caminhão? Qual a importância do frete para o comerciante e para seu freguês? Talvez a maioria das pessoas não pense nisso e diga que é algo que não lhe diz respeito. Mas não é bem assim. O valor do frete vai ter impacto relevante no bolso do consumidor final ainda que ele não tenha a menor ideia de que isso pode ocorrer.

Na verdade, o valor do frete é determinante tanto para o caminhoneiro como para o preço final dos produtos que compõem a carga, não importa qual seja. Desde artigos de vestuário até maquinário para indústria pesada, passando por produtos alimentícios, tudo o que é transportado nos caminhões que trafegam pelas rodovias do país tem um custo, e o frete tem peso significativo na definição do preço final.

Há vários fatores que influenciam o valor do frete mas, atenhamo-nos a um fato óbvio: se o valor do frete for muito alto esse valor vai tornar mais elevado o preço do produto transportado. O caminhoneiro vai cobrar o que lhe é devido, a empresa transportadora vai elevar o preço dos produtos considerando a manutenção de sua margem de lucro e o ônus caberá ao consumidor final, é ele quem vai pagar a conta.

Mas não é só o trabalho do caminhoneiro ao volante que determina o aumento ou não do frete. Deve-se levar em conta outros fatores de peso para esse cálculo. Considere-se, por exemplo, o aumento no preço do diesel. Combustível é algo de que o caminhoneiro não pode prescindir e, nesse caso, ele vai cobrar um frete mais caro e alguém vai pagar por isso. E esse alguém está no lado oposto da linha, é, mais uma vez, o consumidor final.

Há, ainda, a manutenção do veículo, as despesas com pneus e peças de reposição e tudo o mais necessário para manter o caminhão rodando normalmente.

Assim, não há dúvidas de que tudo oque causa impacto no mundo dos caminhoneiros tem reflexo na vida do consumidor final, o que permite afirmar que o transporte rodoviário não é uma atividade que o cidadão comum possa menosprezar, ao mesmo tempo em que ele deve valorizar o profissional do volante que, em última análise, é quem está tornando viável o bem-estar da sociedade.

Vídeo: Flávio Germano
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto