É comum ouvir motoristas dizendo que seus carros flex “preferem” álcool ou gasolina, e que eles “viciam” em um tipo de combustível. Mas isso é apenas um mito. A verdade está na tecnologia por trás do motor flex e, mais especificamente, na sonda lambda.
Localizada no escapamento, a sonda lambda é responsável por monitorar os gases emitidos pelo motor. Ela identifica o tipo de combustível que está sendo utilizado, seja etanol, gasolina ou uma mistura dos dois, e envia essas informações para a central eletrônica do carro.
A partir daí, a central faz os ajustes necessários para otimizar a queima do combustível escolhido. Portanto, o motor flex não “vicia”, mas se adapta automaticamente.
Se a sonda lambda estiver danificada ou suja, ela pode enviar informações incorretas para a central eletrônica. Isso pode fazer com que o motor funcione mal ao trocar de combustível. Nesse caso, é necessário realizar uma manutenção na sonda para garantir que o carro consiga se adaptar corretamente ao novo combustível.
No caso do Civic 2009 citado, é possível que o desempenho superior com etanol esteja relacionado à sua maior octanagem. O etanol permite que o motor trabalhe com mais eficiência, resultando em uma resposta mais ágil e potente.
Se o seu carro flex está apresentando dificuldades na troca de combustível, peça para o mecânico verificar a sonda lambda. Essa pequena peça é essencial para garantir o desempenho e a economia do seu veículo, independentemente do combustível utilizado.
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