Agente da prf realizando inspeção no caminhão. Foto: reprodução
Em uma operação voltada à fiscalização do descanso obrigatório de motoristas profissionais, realizada no dia 9 de janeiro em Santa Terezinha do Itaipu (PR), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou uma carreta com graves falhas de manutenção e irregularidades operacionais. O veículo apresentava problemas no sistema de freios traseiros e pneus em condições precárias de conservação, além do motorista estar descumprindo as normas de descanso previstas em lei.
Durante a abordagem, o motorista, de 57 anos, foi submetido à fiscalização de rotina que revelou descumprimento do descanso obrigatório de 11 horas, exigido por lei para motoristas profissionais. Ao inspecionar a carreta, os agentes detectaram o isolamento do sistema de freios traseiros, configurado pela amarração das mangueiras de ar. Essa adaptação permitia que o veículo circulasse mesmo sem o funcionamento adequado dos freios traseiros.
Além disso, nove pneus do veículo estavam em condições críticas, com as malhas de aço expostas e alto risco de estouro. A carreta, de propriedade de uma empresa local, estava vazia e retornava de Medianeira (PR) para Foz do Iguaçu (PR).
Diante das irregularidades, o veículo foi retido até que os problemas fossem corrigidos. O motorista foi liberado para cumprir o período de descanso obrigatório em local apropriado. As multas aplicadas somaram R$ 520, e os documentos do veículo foram recolhidos até a regularização das infrações.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário