Dicas para motorista

Aditivo no Radiador: Pode ou Não Usar? Descubra os Riscos e Benefícios

O sistema de arrefecimento do motor é essencial para o bom funcionamento do veículo, e um dos maiores debates entre motoristas e mecânicos é sobre o uso de aditivo no radiador. Será que pode usar aditivo em um carro que nunca utilizou esse produto? E quais são as consequências dessa prática? Vamos esclarecer essas dúvidas e mostrar a importância da manutenção correta do sistema de arrefecimento.

O que acontece quando não se usa aditivo?

Muitos veículos rodam por anos apenas com água de torneira no sistema de arrefecimento, o que pode gerar sérios problemas. O primeiro e mais comum é a corrosão das peças internas do motor. Sem a proteção do aditivo, a ferrugem se acumula e pode levar ao desgaste de componentes fundamentais, como a bomba d’água, a válvula termostática e os sensores de temperatura.

Por exemplo, em uma oficina, foram encontradas bombas d’água completamente corroídas, com buracos e danos que comprometiam a circulação da água. A válvula termostática, responsável por controlar a temperatura do motor, também pode travar devido ao acúmulo de sujeira, impedindo o fluxo adequado do líquido de arrefecimento.

O que acontece ao colocar aditivo em um sistema já enferrujado?

Se um veículo nunca utilizou aditivo e o sistema já está comprometido pela corrosão, a introdução do produto pode revelar problemas ocultos. Isso acontece porque o aditivo tem propriedades de limpeza, removendo a ferrugem acumulada e expondo buracos e rachaduras que antes estavam “selados” pelos resíduos.

Um caso real envolveu um cliente que fez a limpeza do sistema e adicionou aditivo em um motor com ferrugem avançada. Poucos dias depois, vazamentos surgiram e o cabeçote do motor apresentou falhas graves, pois a ferrugem já havia deteriorado a estrutura metálica. O problema não foi causado pelo aditivo, mas sim pela falta de manutenção preventiva ao longo dos anos.

O uso de aditivo previne esses problemas?

Sim! Se o veículo sempre for mantido com aditivo de boa qualidade, em proporções corretas e trocado na quilometragem indicada, o sistema de arrefecimento se manterá limpo e protegido contra corrosão. Isso aumenta a vida útil das peças e evita surpresas desagradáveis, como superaquecimento e vazamentos.

Além disso, os aditivos de qualidade lubrificam componentes como a bomba d’água e a válvula termostática, reduzindo o atrito e o desgaste precoce.

Dicas para usar aditivo corretamente

  • Sempre utilize água desmineralizada junto ao aditivo para evitar a formação de depósitos de minerais.
  • Escolha aditivos recomendados pelo fabricante do seu veículo.
  • Nunca misture aditivos de marcas ou composições diferentes.
  • Realize a troca do líquido de arrefecimento dentro dos prazos recomendados.
  • Se seu veículo nunca usou aditivo, consulte um mecânico antes de fazer a limpeza e a troca.

O aditivo no radiador é essencial para a durabilidade do motor e para a eficiência do sistema de arrefecimento. No entanto, se o veículo nunca utilizou esse produto e já apresenta sinais de corrosão, é preciso ter cuidado ao fazer a troca, pois problemas ocultos podem surgir. O ideal é sempre manter o sistema em dia e realizar manutenções preventivas para evitar dores de cabeça no futuro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e acompanhe nosso blog para mais dicas sobre manutenção automotiva!

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto